Turismo

Turistando por Valencia: Russafa lembra o Rio Vermelho, p/ TASSO FILHO

Popularmente conhecido como bairro boêmio, Russafa possui muitos restaurantes, bares e boates
Tasso Filho , Valencia | 16/02/2019 às 18:17
Russafa
Foto: Tasso Filho

Caminhar por Valencia é sempre uma nova experiência. Um dos bairros mais populares entre os locais valencianos é Russafa. Não muito distante do centro, a 12 minutos a pé da Plaza de Toros, Russafa é um dos bairros mais antigos da cidade e seu nome é de origem árabe. Até o ano de 1877 era um município independente de Valencia. Apesar de ser um bairro predominantemente residencial, a área é repleta de bares, restaurantes e galerias de arte.

Considerado como o local dos hippies e alternativos, Russafa é um lugar muito tranquilo e aconchegante. Suas ruas estreitas lembram muito o El Carmen, com uma única diferença, Russafa não é um local turístico, e sim um refúgio para os locais espanhóis. 

No coração do bairro fica o Mercado de Russafa. Muito parecido com o Mercado Central de Valencia, este foi construído em 1957 e não deixa nada a desejar em comparação ao mercado da Cidade Velha, abastecendo também os restaurantes da região. 

     As opções são infinitas; desde frutos do mar, a cogumelos especais, tomates secos, pimentas, queijos espanhóis e até mesmo uma carne especial rara importada do Japão. O mercado fica na Plaza Barón de Cortes de Pallás e  funciona de segunda a sábado, das 7:30 as 15h.

    Outra grande atração da localidade, é a Igreja Paroquial de San Valero y San Vicente Mártir. A igreja de estilo gótico foi construída no local de uma mesquita após a conquista cristã. Esta passou por diversas reformas sendo a sua primeira após um incêndio em 1415. Alguns anos depois decidiram construir um novo templo de estilo barroco que foi finalizado em 1700, este, que tem um formato de cruz latina com seis capelas laterais. Vale a pena conferir.

Popularmente conhecido como bairro boêmio, Russafa possui muitos restaurantes, bares e boates. Uma comparação bem distante poderia ser feita com o Rio Vermelho de Salvador, que tradicionalmente é conhecido por seu agito e pelos seus frequentadores alternativos.

     Para quem gosta de bocadilhos, a dica é o 100 Montaditos. Um restaurante descolado e interessante, com 100 tipos de montaditos diferentes com preços variando entre 1 e 2 euros. Nas quartas e nos domingos, todo o cardápio de comidas e bebidas é comercializado no valor de 1 euro. Confira aqui algumas dicas de restaurantes, bares e discotecas.

Onde comer:



100 Montaditos: Calle de Consolat del Mar, 1

La conservera. Calle Literato Azorín, 18.
La más bonita. Calle Cádiz,61.
El rojo. Uma ótima opção para quem gosta de pinchos. Calle Literato azorín, 10.
Tecolotes. Comida Mexicana Calle Sueca 51.
El Rus. Famoso por seus bocadilhos Calle Sueca,35.
Copenhagen. Comida Vegetariana Calle Literato Azorín, 8.
La consentida. Tapas por apenas 1 euro Calle Doctor Serrano,22.
Ubik Café. Uma cafeteria que também é uma livraria e centro de exposições. Calle Literato Azorín,13.
The Sushi Room. Sushi original e criativo. Calle Cuba,48/ Literato Azorín 25.


Onde beber:



Biplaza. Montaditos, cervejas, vinhos, cubatas e café junto com boa música, exposições e dj´s. Calle Cuba, 40.
Cómic. Bar com terraço. Calle Sueca,33.
MANDALAY CLUB. Calle de Sueca, 42.
Cuatro Monos. Calle de la Reina Na Maria, 7.


Boates:



Nylon Club. Gran Vía Germanías, 33.
Piccadilly. Calle dels Tomasos, 13.
Látex Club. Calle de Carles Cervera, 23.
Electropura. Calle Pintor Salvador Abril, 20.
Xtralarge. Gran Vía Germanías,21.
Play Club. Calle Cuba,8.



Para quem esta de passagem por Valencia, andar por Russafa e viver essa “fuga” do centro turístico e histórico é uma experiencia única, para todas as idades e para todos os bolsos. Até a próxima.