Turismo

Gastronomia é um dos cinco motivos que atraem turistas a Salvador

O primeiro motivo de preferência pela cidade apontado pelos visitantes foi a característica sol e praia
Secom Salvador , Salvador | 28/11/2018 às 14:40
Acarajé
Foto: Jefferson Peixoto

Qual o segredo para uma receita perfeita? Na Bahia, a união dos saberes africanos, indígenas e portugueses deu origem a pratos divinos, passados de geração em geração, como a moqueca, o acarajé, o caruru, o vatapá e o bobó. Alimentos como esses são responsáveis pelo resultado do recente levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), que aponta a gastronomia como um dos cinco motivos de busca e preferência por Salvador para o turismo.

Este ano, a pesquisa que norteia as estratégias de atração para a capital baiana foi realizada nos meses de janeiro, maio e setembro. O primeiro motivo de preferência pela cidade apontado pelos visitantes foi a característica sol e praia, seguida por história e cultura, esportes náuticos, cidade da música e, por fim, gastronomia. Essas opções foram as respostas para o seguinte questionamento: o que te levou a procurar ou ter referência de Salvador?

Para o titular da Secult, Cláudio Tinoco, a citação da gastronomia como um dos atrativos reflete uma característica peculiar da cidade, que é a existência da comida típica. “Os destinos se constituem no mundo exatamente porque têm essa qualidade da comida típica. Aqui nós temos o acarajé e o dendê na base das comidas de origem africana. Essa é uma característica que coloca Salvador em vantagem em relação às demais cidades e os turistas ajudam a propagar essa característica local”, diz.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Seção Bahia, Luiz Henrique do Amaral, lembra que o turismo de experiência é uma das tendências mundiais e tem a gastronomia como uma das principais atividades. “Temos muito a ofertar nesse quesito. A comida baiana carrega um aspecto cultural muito forte. Tem uma identidade que predomina e sobressai e que você vai encontrar no acarajé e no dendê, por exemplo”, afirma. Segundo ele, no verão desse ano, espera-se um faturamento 10% maior nos bares e restaurantes da cidade que o do verão do ano passado.

Cozinha Raiz – Para estimular o desenvolvimento da culinária local, a Secult lançou recentemente o Desafio Cozinha Raiz e o Selo Gastronômico. Integrante do Salvador 360, eixo Cidade Criativa, o Desafio Cozinha Raiz é uma série exibida pela internet, por meio da qual chefs renomados da culinária de raiz soteropolitana convidam influenciadores digitais com pouco ou nenhum jeito na cozinha para preparar pratos famosos.

A websérie já registrou mais de 1,7 milhão de visualizações. Ao todo, são quatro desafios. O primeiro teve a presença do cantor Márcio Victor (Psirico) e do influenciador Gominho, além do chef Beto Pimentel, do restaurante Paraíso Tropical. O segundo contou com a participação da influenciadora Ju de Paulla, a cantora Ju Moraes e a chef Tereza Paim, do Casa de Tereza.

O quarto terceiro foi feito pelo chef Lucius Gaudenzi, do restaurante Du Chef, e Aline Ramos, junto com o cantor Lincoln Sena, à influenciadora Foquinha. O quarto e último ocorrerá no Restaurante da Preta, na Ilha dos Frades, e os participantes serão Fabio Duarte, Scheila Carvalho e Sheila Mello.

Selo – Na mesma linha, a Secult está certificando com um selo gastronômico estabelecimentos de qualidade que oferecem pratos típicos, mas com o toque criativo dos chefs. Os restaurantes podem se inscrever, enviando mensagem para o e-mail cozinharaiz@salvadordabahia.com.

É preciso informar o prato participante e enviar foto. Além disso, devem ser acrescentadas todas as informações referentes ao estabelecimento e endereço nas redes sociais. Quem recebe o selo, além de contar com uma certificação, tem o estabelecimento divulgado no portal Cozinha Raiz e nas redes sociais do destino Salvador.