Turismo

Cruzeiro traz cerca de 4 mil visitantes a Salvador

3.952 passageiros que desembarcaram no Porto de Salvador na manhã desta segunda-feira (19)
Secom Salvador , Salvador | 20/11/2018 às 05:51
MSC Fantasia
Foto: Bruno Concha

Durante o dia em Salvador, a advogada Hildegard Diehl, de 35 anos, realizou dois grandes desejos durante sua primeira visita à capital baiana: comer acarajé e conhecer a arquitetura dos prédios históricos do Centro. Mineira, mas moradora da Alemanha, Hildegard foi uma dentre os 3.952 passageiros que desembarcaram no Porto de Salvador na manhã desta segunda-feira (19), no navio MSC Fantasia, com capacidade de passageiros 100% preenchida.

Segundo ela, o que mais chamou atenção ao desembarcar foi a música. “A gente tem a impressão que só há música no carnaval, mas ao desembarcar hoje, nós ouvimos as pessoas tocando. Eu pensei: mas nem é carnaval e já está esse clima gostoso”, disse a jovem, que sempre escutou sobre a alegria, o sol, a gente do bem e a comida boa da terra.

Por esses e outros motivos que o israelense Viktor Avramov, 73, que também chegou no cruzeiro, vem a Salvador sempre que pode. “Essa já é a quarta vez. Eu gosto muito da paisagem, da divisão da cidade em alta e baixa, de subir o Elevador Lacerda. Além disso, a música e as pessoas são as características que mais me atraem para cá”, disse o empresário.

Para recepcionar esses visitantes, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) disponibiliza um balcão com profissionais bilíngues prontos para prestar as principais informações sobre a cidade, além de distribuir roteiros históricos, como o passeio pelas igrejas, museus, dicas e mapas do Pelourinho e das principais praias da cidade.

Temporada – Com origem da Espanha e destino a Ilhéus, o MSC Fantasia é o segundo de um grupo de 49 navios que devem desembarcar em Salvador até 21 de abril do próximo ano. O primeiro foi o Aidaura, que atracou no Porto de Salvador, no último dia 25 de outubro, com 1.266 passageiros. Esta temporada apresenta um aumento de 8% no fluxo de visitantes pelo porto marítimo, em relação à temporada anterior.

As 49 embarcações serão responsáveis pela vinda de 163.117 turistas, também chamados de excursionistas, por permanecer apenas algumas horas na cidade. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, eles costumam visitar locais próximos ao Terminal Marítimo de Passageiros, como Mercado Modelo, Elevador Lacerda e o Pelourinho.

O próximo navio a atracar, com 3.173 passageiros, será o MSC Orchestra, cuja previsão de chegada é às 11h da próxima quarta-feira (21).

Economia  – Segundo a Secult, aproximadamente 85% dos passageiros desta modalidade de viagem descem do navio para visitar a cidade e fazer compras. Estima-se que eles tenham um gasto médio individual de R$ 485 por dia. Na temporada passada, a movimentação econômica chegou a R$ 62,5 milhões no comércio local.