Turismo

TURISTANDO POR VALENCIA, surpreendente cidade espanhola (Tasso Filho)

Um pouco de Valencia para começar a série sobre a cidade espanhola
Tasso Filho , Espanha | 13/10/2018 às 09:20
Ciudad de las Artes
Foto: Tasso Filho
     Quando se fala de Espanha muita gente pensa em Madri e Barcelona, mas poucos sabem que uma excelente opção de turismo se encontra bem no meio dessas duas metrópoles. Situada na costa leste do país e banhada pelo Mar Mediterrâneo, Valencia é a bola da vez. 

Valencia é uma das cidades mais antigas da Europa e foi fundada pelos romanos em 138 a.C, a 2155 anos atrás. Com uma população média de 820 000 pessoas; é a terceira maior cidade da Espanha. Há muito para se ver em Valencia, e um dia só não é suficiente para aproveitar tudo que essa tradicional cidade espanhola tem a oferecer.

Fazer turismo em Valencia é uma completa viagem no tempo. A cidade é um verdadeiro museu a céu aberto e ao andar pelas ruas da cidade é visível o contraste entre a arquitetura antiga, moderna e futurista. De antigas muralhas romanas à construções ultra-modernas, sem esquecer de mencionar dos 6,5km de parque dos Jardins de Túria e do grandioso complexo arquitetônico Ciutat de les Arts i les Ciències, em Valencia, o contraste não só esta presente em sua arquitetura como também nos seus habitantes.

A população valenciana é composta pelos tradicionais espanhóis valencianos e de jovens, espanhóis e estrangeiros, que se mudam para estudar em alguma das inúmeras universidades existentes na região.

       Não tem como se falar da Espanha sem mencionar a sua rica gastronomia. Em Valencia, se come muito bem. Destaque para os frutos do mar, a Paelha Valenciana e as tapas com ramon serrano, acompanhados com um bom vinho local ou com a tradicional Sangria. 

Excelente para caminhadas por ser completamente plana, a cidade tem um sistema de transporte público muito bom. O MetroValencia possui 5 linhas ativas e comunica muito bem o centro com toda a área metropolitana. De carro, é possível cruzar a cidade em 15 minutos.

O clima em Valencia é muito bom. Verōes quentes e invernos não tão frios fazem a diferença para quem esta pensando em visitar ou morar na Europa. 

Banhado pelo Mediterrâneo, o litoral valenciano possui diversas praias, essas, com palmeiras imperiais e uma grande extensão de areia. As mais badaladas são: a praia de Malvarrosa e praia de Patacona. 

O centro da cidade possui diversas lojas de grife, muitas praças com monumentos históricos e muitos parques. No centro histórico as principais atrações são a Catedral de Valencia e o Mercat Central.

Outros destaque turístico e principal cartão postal da cidade é o Ciutat de les Arts i les Ciències. Desenhado por Santiago Calatrava, o Cidade das Artes e das Ciências é um complexo arquitetônico formado por um oceanário (maior da Europa) e por um conjunto de Museus, os quais irei citar nos próximos capítulos.

Por hoje é só. Durante as próximas semanas estarei aqui todas as sextas-feiras para contar um pouquinho mais e dar dicas de turismo dessa maravilhosa cidade espanhola. Até a próxima.