Turismo

Ocupação hoteleira alcança média de 90% em zonas turísticas da Bahia

Feriadão começa nesta sexta-feira e vai até domingo
Da Redação , Salvador | 12/10/2018 às 09:45
Turistas em Lençóis
Foto: Tatiana Azeviche

O feriado de 12 de outubro promete render bons frutos para o turismo baiano. É o que indicam as projeções feitas por lideranças e profissionais do setor, com base em reservas nas pousadas e hotéis situados em alguns dos principais destinos turísticos do estado, entre os quais Porto Seguro, Morro de São Paulo, Praia do Forte e Lençóis.

A Bahia foi um dos destaques no ranking dos destinos mais vendidos no Hiper Feirão Flytour de Santos e Campinas (SP), realizado entre os meses de agosto e setembro. De acordo com o secretário estadual do Turismo, José Alves, o público que adquiriu pacotes já começa a chegar, proporcionando impacto positivo no movimento de hotéis, flats, pousadas, restaurantes, empreendimentos de lazer e serviços, entre outros segmentos. 

Porto Seguro foi uma das cidades mais procuradas no outlet de viagens, fator que contribuiu para que a rede hoteleira do município obtenha plena ocupação. Para o feriado, as reservas variam de 90% a 100% dos 50 mil leitos disponíveis. Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Richard Alves, as operadoras locais de turismo oferecem atrativos para turistas de todas as idades.

 Situado na zona turística da Costa do Dendê, na ilha de Tinharé, no município de Cairu, Morro de São Paulo se prepara para receber os visitantes. Trata-se de uma das localidades baianas mais procuradas pelos turistas brasileiros e estrangeiros que totalizam fluxo anual de visitantes em torno de 250 mil, assinala a secretária municipal do Turismo, Diana Farias. 

A Concessionária Litoral Norte (CLN) espera mais de 150 mil veículos na BA-099 entre quinta (11) e segunda-feira (15). Para atender esse fluxo de automóveis na Linha Verde, a equipe será reforçada com a convocação de funcionários extras e papa-filas. Na Praia do Forte, no município de Mata de São João, no Litoral Norte, o otimismo com a chegada do feriadão é motivado por índices como os que já foram alcançados pela Pousada Ogum Marinho, entre outras. "Dos nossos 20 apartamentos, 19 estão reservados para os visitantes que começam a chegar nesta quinta-feira", informa Roseane Silva Conceição, responsável pelo controle das acomodações.

Chapada Diamantina 

Com quatro mil leitos de hotéis, o maior destino da Bahia fora do Litoral, Lençóis também deve alcançar 100% de ocupação no próximo feriado. "É um período propício às viagens, o que produz bons reflexos para a economia da região", observa o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Dioclides Araújo. Em toda a região da Chapada Diamantina, a oferta de leitos ultrapassa os 15 mil e a oferta de atrativos inclui ecoturismo, rios, trilhas, cachoeiras e muito mais.

É boa a procura por pousadas e hotéis na capital baiana também. Quem informa é a direção da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação, indicando que os índices devem girar em torno de 75% a 80% de ocupação.  Em Ilhéus, o presidente do Costa do Cacau Convention Bureau, Marco Lessa, estima em 85% a ocupação dos meios de hospedagem. A região oferece sol e praia, história, cultura, gastronomia, negócios, ecoturismo, esporte e pesca esportiva.