Turismo

CONHEÇA as atrações imperdíveis do Central Park West em Nova Iorque

Se o clima estiver ameno, que tal um passeio pelo lago do Central Park?
Nara Franco , RJ | 09/08/2018 às 11:14
Se o clima estiver ameno, que tal um passeio pelo lago do Central Park?
Foto:
O Central Park de Nova Iorque é, sem dúvidas, o parque mais famoso do mundo. São nada mais, nada menos do que 340 hectares ou 153 quadras de muito verde, beleza e atrações incríveis. O parque fica no centro de Manhattan e vai da rua 59 à 110, entre a 8ª Avenida a oeste e 5ª Avenida a leste. 

Se você não o conhece pessoalmente, certamente já o viu em dezenas de filmes e seriados. Mas, antes de ir visita-lo, separe os locais mais representativos do local que, por ser muito grande, requer um guia específico. 

Um dos pontos mais emblemáticos do Central Park, especialmente para os fãs dos Beatles, é o mosaico em preto e branco no chão com a palavra "Imagine" no centro A peça é uma homenagem a John Lennon e foi criada por um grupo de artistas italianos. Está localizado próximo à avenida Central Park West, entre as ruas 71 e 74, na direção do Edifício Dakota, onde morava o cantor e diante do qual ele foi assassinado a tiros em 8 de dezembro de 1980. A obra foi inaugurada em 1981 e batizada de Strawberry Fields, nome inspirado na música dos Beatles “Strawberry Fields Forever”. Aproveite e conheça também o edifício, que mesmo com a parte trágica, é belíssimo. 

Outro ponto turístico dentro do parque é a A Bow Bridge, construída em meados do século 19. A ponte fica na altura da rua 74, mais próxima ao West Side. Sobreposta ao lago, ela tem piso de ipê e vasos de flores ornamentando seus muros. Dela, tem-se uma bela vista do edifício The San Remo, que fica próximo ao parque e é um dos marcos da arquitetura da região. Essa ponte já foi (e ainda é) cenário de diversos filmes e é também o local escolhido para ensaios fotográficos de noivos, turistas e rende registros maravilhosos para lembrar da viagem. 

Se o clima estiver ameno, que tal um passeio pelo lago do Central Park? Ele era um antigo pântano que foi recuperado, transformando-se no cenário perfeito para patinar no gelo no inverno e passear de barco no verão. Navegar em barquinhos de remo continua sendo um programa e tanto, especialmente para os casais apaixonados. No lago o turista pode ver aves, tartarugas e outras espécies. 

Termine seu tour com uma foto na fonte Bethesda. No centro dela está uma escultura neoclássica chamada Angel of The Waters (Anjo das Águas). Ela foi criada em 1868 para comemorar a abertura do aqueduto que viria a suprir a cidade com água fresca.  No verão você vai encontrar plantas aquáticas como o lótus e o lírio d’água, revivendo uma tradição do século 19. Já no inverno acontece um fato curioso: ela é esvaziada e, nos períodos mais frios, fica completamente cheia de neve. Tudo isso fica na área central, na altura da rua 72.

E já que você está ali, conheça o Bethesda Terrace, considerado o ponto central do Central Park. De cima tem-se uma vista panorâmica da fonte Bethesda e do lago. Os muros desse terraço são ornamentados com esculturas que representam as quatro estações de um lado e as horas do dia do outro. Embaixo do terraço, há outra joia: o Bethesda Terrace Arcade, um arco criado em 1860 e ladeado por escadas que conduzem ao nível superior. O destaque do arco fica no seu teto, o maravilhoso Minton Tile, feito de azulejos coloridos que produzem um mosaico lindo.