Turismo

DICA TURISMO CULTURAL: O canto gregoriano no Centro do Rio de Janeiro

Banhada a ouro, a igreja também guarda a clausura do monges famosos por seus cantos beneditinos.
Nara Franco , RJ | 03/06/2018 às 13:52
Igreja beneditina
Foto:
A Igreja de Nossa Senhora de Montserrat localizada no alto do Morro de São Bento, no Centro do Rio, atrai centenas de visitantes todos os dias para um encontro com a paz e o silêncio.

Banhada a ouro, a igreja também guarda a clausura do monges famosos por seus cantos beneditinos. O local é completamente diferente das outras igrejas da cidade. Tudo é suntuoso e dourado e é difícil sair de lá em tirar ao menos uma foto. 

O melhor dia para visita-la é aos domingos, às 10h, quando o canto gregoriano dos monges emociona e lota a igreja. Durante a semana, a missa requer um pulo cedo da cama já que a celebração começa às 7h30. 

Durante a celebração, o silêncio é absoluto e somente o canto dos monges ecoa pelo local. Para chegar, pegue o VLT na Cinelândia e solta na estação Mosteiro de São Bento. É a melhor opção. Mesmo estando no alto, chegar à igreja é possível de ser feita pé, embora o trajeto possa ser feito de táxi, se você for idoso, estiver com um(a) idoso(a) ou crianças. Lá em cima tem estacionamento, mas procure chegar cedo se for aos domingos porque costuma encher.

Pra quem tem fé, pra quem só quer apreciar um belo patrimônio histórico ou pra quem ama o Rio Antigo, o Mosteiro de São Bento acaba virando item obrigatório na agenda.

Entrada gratuita. Depois da missa, dê uma esticada no MAR ou no Museu do Amanhã que fica logo ali perto.