Turismo

Um passeio pelo Valé do Café fluminense. Taí uma boa dica de viagem.

A área é conhecida como a região do Vale do Rio Paraíba, no extremo Norte do Rio de Janeiro, quase na divisa com Minas Gerais
Nara Franco , RJ | 22/05/2018 às 19:28
Fazenda Paraíso Rio das Flores
Foto:
Quem acompanha a novela "Orgulho e Paixão", na TV Globo, já ouviu falar do famoso Valé do Café. A boa notícia é que ele não existe apenas na ficção. No interior do estado do Rio de Janeiro, encontra-se o famoso Vale com fazendas que remontam à época de expansão deste tipo de agricultura no Brasil.

A área é conhecida como a região do Vale do Rio Paraíba, no extremo Norte do Rio de Janeiro, quase na divisa com Minas Gerais. São 15 municípios, que foram importantes durante o século 19, quando chegou a produzir 70% do café – o “ouro negro” brasileiro. 

Estima-se, hoje, existir mais de um centena de fazendas daquele período na região. Algumas serviram de moradia para os nobres da época, outras apenas para o trabalho de plantio, colheita, secagem, moagem e torrefação dos grãos de café. 

Agora, em pleno século 21, a história preservada de algumas delas está aberta ao público em geral – as que resistiram ao tempo são mantidas por empreendedores, que decidiram abrir suas portas à visitação, seja para hospedagem seja para oferecer experiências que remetem ao passado glorioso do Brasil imperial. 

A Fazenda União, em Rio das Flores, cidade próxima a Petrópolis, é um hotel histórico que resgata a cultura do século XIX por meio da gastronomia e da arte.  O local conta com exposição de uma das maiores coleções de peças originais do império e quartos com elementos de decoração antigos.
Também em Rio das Flores se encontra o alambique de uma das cachaças mais premiadas do país, a Cachaça Werneck, que recebe visitantes para conhecer o processo de produção. 

A visita precisa ser agendada com dois dias de antecedência, já que a demanda é grande. Outra opção de passeio é a Florart, polo de produção e venda de artesanato que funciona diariamente e exibe peças exclusivas feitas com materiais como taboa, tecido e cerâmica. 

Um pouco mais distante fica a cidade de Vassouras, que também conta com vários casarões da época. Este mês a cidade ganhará o Centro Cultural Cazuza, em homenagem ao músico. Uma boa pedida na cidade é visitar a feira de produtores orgânicos da região, que têm como forte a produção de cogumelo in natura, em pó e em conserva, além de alguns quitutes feitos com o insumo. 

A Fazenda São Roque, em Vassouras, oferece uma visitação histórica com encenação que retrata o período abolicionista durante a peça Decadência com Elegância. A apresentação conta com mais de 10 atores, terminando com roda de maculelê e convite à degustação de um farto lanche colonial é um dos passeios mais conhecidos do local. Outras fazendas históricas, como a Fazenda do Paraízo, em Rio das Flores, e a Fazenda Vista Alegre, em Valença, são pontos de interesse para quem gosta de se aprofundar na história da região com visita a um casarão do século XIX. 

As Fazendas Alliança, em Barra do Piraí, e União, em Rio das Flores, tem como opção os pés de café especiais no seu roteiro de visita.