Turismo

BOA VIAGEM: Um passeio pelos estádios de futebol do mundo é a dica

Em Madri, não deixe de conferir o Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid. O local é um pouco decepcionante e até pequeno para um clube do porte do Real Madri
Nara Franco , Rio | 04/03/2018 às 10:25
Estádios pelo mundo
Foto: DIV
Para quem gosta de futebol, alguns estádios são verdadeiras catedrais do esporte. A boa notícia é que muitos estão abertas à visitação. Em Buenos Aires, por exemplo, a mítica La Bombonera, oferece visitas guiadas e também tem um museu que conta a história de um dos clubes mais populares do futebol sul americano, o Boca Junior. São  90 pesos para visita ao museu; 110 pesos para visita ao museu e tour pelo estádio. E ainda fica localizado em um dos bairros mais charmosos da cidade, o Caminito.

Em Madri, não deixe de conferir o Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid. O local é um pouco decepcionante e até pequeno para um clube do porte do Real Madri. Há tours guiadas pelo museu e pelo estádio, de segunda a sábado, de 10h às 19h. Em dias de jogos os horários mudam. São 19 euros para adultos; 13 euros para crianças até 14 anos. Vendas no site do clube. Prepare o bolso para a imensa loja de souvenirs. 

No Camp Nou, em Barcelona, você encontrará não só um templo do futebol como um dos melhores museus de clube que se tem notícia. Separe um bom tempo da sua viagem, pois a casa de Messi e Iniesta é enorme e maravilhosa. Lá você verá as taças, a história do clube, as principais camisas e ídolos. Passeará pelo campo e vestiários. São 23 euros para adultos; 17 euros para pessoas maiores de 70 anos e crianças de 6 a 13 anos; grátis para crianças até 6 anos. Os ingressos podem ser comprados no site.

Mesmo sem a fama dos vizinhos espanhóis, o clubes portugueses também merecem uma visita. O Estádio do Dragão, no Porto, é muito bonito e fica em frente a um shopping e com metrô na porta. Horário:  segundas, das 14h30 às 19h. Terça a domingo, das 10h às 19h. Visitas guiadas em horários fixos, às 11h, 12h, 15h e 16h. Mais informações, no site do Porto. Você pode combinar a visita estádio e museu ou só museu. Eu ficaria com a segunda opção. Afinal, estádios são todos iguais e o do Porto não vai variar muito do que você está acostumado a ver até no Brasil. 

Aproveite para "casar" a visita com dias de jogos. O calendário europeu é lançado com muita antecedência e dá para se programar. Outra opção em Lisboa é o Estádio da Luz, do Sport Lisboa e do Benfica, que também tem um museu aberto à visitação das 10h às 18h. Em dias de jogo o estádio fecha no horário de início da partida.

Na Alemanha, o Allianz Arena, em Munique, é a casa do Bayern de Munique. É uma maravilha arquitetônica em formato de pneu, sempre iluminado com as cores do clube. O horário é de 10h às 18h, com entrada permitida até 17h15. Tours em inglês pela arena em apenas 1 ou 2 horários por dia. Em dias de jogo, os horários são diferentes e a entrada é permitida apenas para quem tiver ingresso para a partida. Antes de viajar é importante ver o calendário de jogos no site do clube. 

E se é para falar de história, visitar Wembley é parada obrigatória. Como os tours acontecem em horários que mudam a cada período do ano é muito importante checar o calendário no site do estádio. Preços: 19 libras para adultos; 11 libras para crianças de 5 a 16 anos e para adultos maiores de 60 anos; grátis para crianças menores de 5 anos. Descontos para famílias. Vendas no site. Para chegar, basta pegar o metrô e descer no Metrô Wembley Park.

Mas se você é fã dos diabos ingleses, corra para o Old Trafford, em Manchester. Os horários são restritos em dias de jogo e a torcida inglesa dá um certo trabalho. Mas não deixe de ver o museu e conferir a história de um dos clubes mais tradicionais da Europa. Horário: o museu funciona de 9h30 às 17h. Tours no estádio acontecem entre 9h40 e 16h30. Horários restritos em dias de jogo; ver no site.