Turismo

Castelo Karlštejn: tesouro para quem visita a República Tcheca

Foi construída no século XIV como um castelo gótico, onde eram guardadas as joias da coroa, os restos sagrados e documentos nacionais
Nara Franco , Rio de Janeiro | 26/02/2018 às 12:09
Castelo fica perto de Praga
Foto: DIV
A imponente residência do imperador romano e rei tcheco Carlos IV é uma das principais atrações da República Tcheca. Foi construída no século XIV como um castelo gótico, onde eram guardadas as joias da coroa, os restos sagrados e documentos nacionais. Graças à sua posição perto de Praga, hoje é um excelente destino para uma excursão de meio dia já que do centro de Praga até o local são apenas 30 minutos de viagem (de trem). 

De fevereiro até o final de outubro, fica aberta à visitação a exposição do Tesouro de Karlštejn – cultura da corte imperial de Carlos IV. O castelo Karlštejn pode ser visitado no inverno apenas nos fins de semana e na primavera todos os dias, exceto às segundas. 

Nenhuma das joias da antiga monarquia pode ser vista no castelo. Depois de 200 anos numa das torres do castelo, as relíquias da Boêmia foram para Praga, enquanto as do Sacro Império Romano-Germânico foram para Viena, fazendo com que Karlštejn virasse, por muito tempo, apenas um depósito real sem a importância de antes. O período de glória só começou a voltar no século 19, quando ele passou por reformas bem grandes. Hoje, é uma das atrações turísticas mais famosas do país, pela beleza e pela proximidade com Praga.

Na cidade onde está o castelo existem várias opções de restaurantes, lanchonetes, lojinhas, alguns pequenos hotéis e pousadas para quem quiser ficar mais tempo. 

Como chegar em Karlštejn: O castelo fica a 32 km ao sul de Praga. A melhor maneira de chegar lá é pegar o trem. Você deve ir até a estação de trens principal (Hlavní Nádraží) e comprar os tickets lá na hora. Tem trens a cada meia hora para a vila de Karlštejn. Uma vez dentro do trem, fique atento nas indicações de parada do trem nos letreiros indicativos em vermelho. Ao descer na vila de Karlštejn, siga o fluxo de pessoas ou as placas e depois de 1,5 km você chegará no castelo. Se estiver com pessoas idosas ou pessoas que não podem andar muito, sempre tem táxis na pequena estação de trem que podem levar até a entrada do castelo.

Preços para visitar o castelo: O castelo tem somente tours guiados e oferecem três opções.

Tour 1: inclui interiores históricos do Palácio Imperial e os andares inferiores da torre pequena com a visita as peças valiosas dos séculos 14 a 19. Os espaços incluídos nesse tour são: hall, salão dos cavaleiros, capela de São Nicolas, quarto do rei, salão de audiências, salões de banquetes, sala com as jóias e tesouros da coroa e a prisão do castelo.

Preço:

Adultos: 270 CZK
Crianças a partir dos 6 anos: 180 CZK
Estudantes com até 26 anos: 180 CZK
Sênior acima de 65 anos: 180 CZK
Tickets família: 2 adultos com no máximo 4 crianças: 860 CZK
Duração do tour: 55 minutos.

Tour 2:  inclui a visita as torres, a igreja de Nossa Senhora, a capela de St. Catharine, a ex-sacristia, a ponte de madeira suspensa, ao museu de Lapidação, a galeria de imagens do castelo, a biblioteca com exposição da último reconstrução do castelo bem como a Capela de Santa Cruz.

Preço:

Adultos: 330 CZK
Crianças a partir dos 6 anos: 230 CZK
Estudantes com até 26 anos: 230 CZK
Sênior acima de 65 anos: 230 CZK
Duração do tour: 100 minutos.

Atenção: para fazer esse tour é preciso reservar antes, através do telefone: +420 311 681 617. 

Tour 3: Visita aos 3º, 4º, 5º andares da grande torre.

Adultos: 100 CZK
Crianças a partir dos 6 anos: 100 CZK
Estudantes com até 26 anos: 100 CZK
Sênior acima de 65 anos: 100 CZK
Duração: 40 minutos.

Horários de visita: para cada tour existem diferentes horários e em diferentes épocas do ano, então para não complicar muito, é bom saber que os tours acontecem entre 9h da manhã até 17h da tarde. E, claro, é aconselhável não chegar às 16h30 para fazer o tour, mesmo porque o pessoal da administração do castelo nem deixaria você entrar. Para visitar Karlštejn, reserve um dia e faça o passeio com tranquilidade.

Página oficial do castelo: https://www.hradkarlstejn.cz/en