Turismo

DICAS VALIOSAS: Roteiro viagens inspirados na locação filmes famosos

Visitar cenários de um filme cultuado é um passatempo popular — do bar do Park Hyatt Tokyo, de “Encontros e desencontros”, ao nova-iorquino Cafe Lalo, de “Mensagem para você”
Nara Franco , Rio de Janeiro | 23/02/2018 às 19:24
Shakespeare and Antiquarium Books
Foto: Nara Franco
Cinema e viagens são duas paixões que tenho desde muito cedo. Viagem um pouco mais tarde. Cinema, porém, é algo que me fascina desde pequena. Quando dá para juntar as duas coisas, o prazer se torna ainda maior. Ver o filme e ir à locação parece coisa de nerd e é. Mas posso dizer? É bom demais!

Nem todos os locais aqui citados eu conheço. Mas alguns, sim. A pirâmide de vidro de "O Código da Vinci" é imperdível uma vez que ela dá acesso ao Louvre, o museu de visita obrigatória mais conhecido do mundo. Nos Estados Unidos, as escadas do Museu de Arte, onde Rocky Balboa pula triunfante após uma longa corrida. A foto é obrigatória também. 

Visitar cenários de um filme cultuado é um passatempo popular — do bar do Park Hyatt Tokyo, de “Encontros e desencontros”, ao nova-iorquino Cafe Lalo, de “Mensagem para você”. Em Roma, não há quem resista a acenar para a multidão na Fontana di Trevi, onde foram gravadas cenas de “La dolce vita”. Em Boston, conhecer o bar "Cheers", cenário de uma clássica série de TV, que na verdade só utilizada a fachada do bar. Dentro é totalmente diferente e na porta há inclusive um aviso alertando os visitantes. 

Em Los Angeles, dê uma volta na Rodeo Drive como Julia Roberts em "Uma Linda Mulher". Luxo só. Adereços, figurinos, cenários e muito mais podem ser vistos no tour de Harry Potter em Leavesden, norte de Londres. O “Warner Bros. Studio Tour London — The Making of Harry Potter” fica próximo aos estúdios onde os filmes foram rodados. Outros locais ligados a Harry Potter em Londres são a King’s Cross Station, onde inclusive foi colocada uma placa da fictícia “Plataforma 9-3/4”, com um carrinho de bagagem atravessando a parede e o Leadenhall Market, que forneceu os “exteriores” para os cenários do Beco Diagonal e do bar The Leaky Cauldron do primeiro filme. 

A Katz’s Delicatessen no Lower East Side, em Nova York, faz um delicioso sanduíche de pastrami, mas muitas pessoas que vão até lá estão mais interessadas em ver o local onde foi filmada a famosa cena em que Sally, a personagem de Meg Ryan, simula um orgasmo para demonstrar a Harry (Billy Crystal), em “Harry e Sally - Feitos um para o outro”, que ele sabe menos do que pensa sobre mulheres. Nova Iorque é um prato cheio para esse tipo de passeio. Afinal, é uma das cidades mais filmadas do planeta. Apreciando a ponte do Brooklyn você se sente o próprio Woody Allen em "Manhatan".

As histórias da Terra Média, contadas na trilogia do “Senhor dos Anéis”, beneficiaram o turismo da Nova Zelândia. Diversas excursões levam a deslumbrantes paisagens do filme, que vão do belo Lago Wakatipu, na Ilha Sul, a Hobbiton, na Ilha Norte, um dos cenários usados para filmar o condado dos Hobbits.

No Griffith Observatory, em Los Angeles, a vista é espetacular e o planetário inspirou a cena de dança (filmada em um set) de “La La Land”, em que Mia (Emma Stone) e Sebastian (Ryan Gosling) valsam entre as estrelas. O local foi usado ainda em “Rebelde sem causa”: a luta de faca entre Jim (James Dean) e Buzz (Corey Allen) ocorre no observatório, que também aparece no último filme da saga "Exterminador do Futuro".

“O fabuloso destino de Amélie Poulain”, sucesso francês de 2001 estrelado por Audrey Tatou, se passa no bairro de Montmartre, em Paris. O Cafe des 2 Moulins, onde Amélie trabalha, é ponto de encontro de moradores. Lá, há um cartaz de “Amélie” na parede e outras referências ao filme.

Talvez o mais clássico de todos, para quem realmente gosta de ver filmes e viajar, seja "Meia Noite em Paris", de Woody Allen. A última vez que estive na capital francesa fiz questão de conhecer alguns pontos do filme como a livraria Shakespeare & Co, atrás de Notre Dame, que era ponto de encontro de intelectuais nos anos 30 e 40, e a Brasserie Lip, um local muito tradicional da cidade, onde Ernest Hemingway costumava comer salsichão com mostarda e salada de batata.