Turismo

Chile: vinícolas são ótimas opções de passeio na visita a este país

Outras vinícolas chegam a ter até teleféricos. Em uma delas, no Vale do Colchagua, há até uma réplica do DeLorean, o carro que ficou famoso no filme “De Volta Para o Futuro”, lançado no Brasil em 1985.
Nara Franco , Rio | 23/02/2018 às 17:32
Um roteiro excelente
Foto:
Famosos no mundo muito por conta da descoberta da existência de uvas carménère, os vinhos chilenos merecem apreciação mais cuidadosa para quem deseja conhecer o Chile. As vinícolas do país são ótimas opções de passeio e um prato cheio para quem aprecia a bebida. 

O Chile tem aproximadamente 400 vinícolas distribuídas pelos onze vales que vão de Santiago à província fria de Bio-Bio. Dessas, cerca de 150 são abertas à visitação de turistas – a maioria delas próximas à capital chilena, no chamado Vale do Maipo. Algumas delas são acessíveis quase totalmente por metrô, como a Concha y Toro, próxima à estação Las Mercedes, em Santiago.

Algumas são mais distantes e em alguns casos fazem parceria com uma operadora de turismo. A Santa Rita, por exemplo, criou um passeio turístico de bicicleta ao redor das plantações de uva. Os visitantes pedalam por 10 quilômetros pelo terreno da vinícola enquanto são orientados por um guia que vai improvisando uma palestra sobre a história da produção de vinhos no país e o cultivo de uva na região.

Outras vinícolas chegam a ter até teleféricos. Em uma delas, no Vale do Colchagua, há até uma réplica do DeLorean, o carro que ficou famoso no filme “De Volta Para o Futuro”, lançado no Brasil em 1985.

A melhor época para visitar as vinícolas chilenas é entre os meses de março e abril, quando as parreiras ficam cheias de frutas e exigem a colheita de todos os cultivadores. No Chile, o terceiro mês do ano é conhecido como “vindima”, o período em que as uvas devem ser retiradas e levadas à produção.

Nos primeiros dias de setembro o Chile comemora a data nacional do vinho. De acordo com relatos históricos, no dia 4 de setembro de 1545, o conquistador espanhol Pedro de Valdívia, um dos primeiros invasores europeus a chegar à região que hoje é o Chile, escreveu uma carta a Carlos V, rei da Espanha, pedindo que a produção da bebida fosse intensificada no país para ajudar na evangelização dos índios.

Mas não importa a estação do ano, os restaurantes chilenos oferecem uma variedade enorme de vinhos. São rótulos para todos os gostos e preços, assim como os passeios. A Concha y Toro, uma das mais famosas do país, tem diferentes passeios a depender do nível de conhecimento sobre vinhos do visitante. Informações sobre como chegar e compra de passeios podem ser acessadas no endereço: https://www.conchaytoro.com/tour-wine-experience/como-llegar-3/.