Turismo

DICAS DO JORNAL DA CHAPADA para conhecer as belezas da Diamantina

São os lugares mais bonitos do interior da Bahia
JC , Itaberaba | 15/12/2017 às 13:25
Poço Encantado
Foto: JC
O Jornal da Chapada preparou um roteiro para os feriados de Natal e Réveillon com passagem por pontos turísticos importantes na Chapada Diamantina, entre eles cachoeiras, cavernas, cânions e montanhas. Com variadas opções de trilhas curtas e longas, este roteiro é acessível a diversos perfis de visitantes e conta com infraestrutura turística de qualidade. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, a cidade de Lençóis, ao lado da pequena e aprazível Igatu, preservam o casario colonial do final o século XIX. A diversidade cultural confere um clima charmoso a Lençóis, que também se posiciona como o portão de entrada para a Chapada Diamantina.

No roteiro realizado a pé em Lençóis, com percurso total de aproximadamente quatro quilômetros, o visitante inicia a caminhada a partir do centro da cidade, com destino ao Serrano, antigo garimpo, trecho do Rio Lençóis, cujo leito apresenta vastos conglomerados de rochas coloridas e polidas, formando caldeirões de hidromassagem naturais, ideais para banho. A trilha prossegue rumo ao curioso Salão de Areias, um pequeno labirinto onde formações rochosas multicoloridas propiciam, por decomposição, areias coloridas utilizadas no artesanato.

Descendo entre os rochedos, a poucos metros do Serrano está a Cachoeirinha, queda d’água cristalina e que propicia um excelente banho. Seguindo a caminhada, chega-se à Cachoeira da Primavera. Originada do Rio Grizante, essa cachoeira cai num terreno de pedras, dando às suas águas um tom ferruginoso. O Poço Halley ou Paraíso, considerado um dos mais bonitos e agradáveis poços da região, apresenta piscinas naturais e cascatas de águas relaxantes, emolduradas por uma bonita vegetação de entorno. Essa é uma trilha leve.

Igatu
Localizado no município de Andaraí está o vilarejo onde o tempo parece ter parado no período do Ciclo dos Diamantes. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Igatu oferece uma paisagem de infinita beleza, vales profundos, chapadões, o verde misturado ao cinza, marrom e rosa da secura do sertão.

Chegando a Igatu, o passeio feito a pé pelas ruas, levando o visitante às ruínas da Cidade de Pedras e ao Museu de Arte e Memória, onde registros de tempos remotos contrastam com a simplicidade atual de suas ruas e casarios e com a opulência dos tempos do garimpo de diamantes.

Depois desta deliciosa visita ao passado, um descanso da caminhada com banho na água gelada do Poço do Brejo, para então continuar o passeio por uma trilha de aproximadamente 15 minutos de caminhada até a cachoeira do Córrego do Meio. Trilha leve.


Itaetê

Este roteiro é feito inicialmente de carro; partindo de Igatu, são 34 quilômetros até o Poço Encantado, que está localizado no município de Itaetê. Entrar na caverna até parece uma viagem ao centro da Terra. Um grande salão, de cerca de 40 metros de altura desde o nível d’água, abriga esse poço, que tem uma profundidade variando de 30 a 61 metros e águas tão transparentes que permitem de forma perfeita a visualização de seu fundo.

No período de abril a setembro, um raio de sol penetra por uma claraboia natural, incidindo sobre a água e criando um cenário ímpar de rara beleza. O Poço Azul está localizado no município de Nova Redenção, em roteiro feito de carro. A caverna tem formações rochosas de estalactites e estalagmites e, ao fundo, possui um belíssimo poço de águas cristalinas, alimentado por lençol freático.