Turismo

ENTRE RIOS: Setur realiza qualificação de serviços turísticos

Com informações da Setur
LP , Salvador | 24/05/2017 às 19:38
Beleza da orla de Entre Rios, Litoral Norte da Bahia
Foto: Rita Barreto
Fomentar e fortalecer a cadeia produtiva do turismo, assim como a inovação de produtos e serviços, são objetivos da A Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) ao promover, no município de Entre Rios (134 quilômetros de Salvador), oficinas de qualificação profissional.

Tendo como público-alvo os trabalhadores ligados ao trade turístico, os cursos acontecem nesta quarta-feira (24/5) e quinta-feira (25/5), com os temas “Noções Conceituais de Turismo” e “Turismo e Cidadania”, e nos dias 30/5 (terça-feira) e 31/05 (quarta-feira), com “Produção Associada ao Turismo” e “Qualidade no Atendimento Turístico”. A ação conta com apoio da Prefeitura de Entre Rios.

As aulas são ministradas nos distritos de Subaúma (dia 24), no Resort Treebies, e em Porto de Sauípe (dia 25), na Associação de Moradores de Porto de Sauípe, com carga horária de 4 horas cada uma. A ideia é que as ações contribuam para a melhoria da qualidade dos serviços turísticos do município, que pertence à zona turística Costa dos Coqueiros, possibilitando a oferta de um receptivo de boa qualidade aos visitantes.

Programação - Pela manhã, dentro do tema “Noções Conceituais de Turismo”, além de informações sobre turismo, turista e demanda turística, foram abordados diversos conceitos utilizados no turismo, como núcleos emissor e receptor, fluxo turístico, pontos e roteiros turísticos, dentre outros.

No item sobre geografia turística da Bahia, foi dada ênfase à zona turística do município visitado, mercado turístico (atrativos, equipamentos e serviços turísticos e infraestrutura de apoio turístico), história do município visitado e turismo sustentável. À tarde, código mundial de ética no turismo, acessibilidade e currículo oficial para o ensino de história e cultura afro-brasileira são abordados nas aulas sobre “Turismo e Cidadania”.

No final do mês, também em Saubara e Porto de Sauípe, dentro dos temas “Produção Associada ao Turismo” e “Qualidade no Atendimento Turístico” serão desenvolvidos itens como histórico do turismo na Bahia, estratégia turística e integração econômica, conceito de produção associada ao turismo e cadeia produtiva do turismo, além de transformação e desenvolvimento pessoal e postura no atendimento.

Entre Rios – O povoado inicial, onde foi erguida a capela de Nossa Senhora dos Prazeres, nasceu às margens dos rios Joanes, Itapicuru e Inhambupe, daí a denominação de Entre Rios. Os principais atrativos da região estão no litoral, com destaque para Barra do Rio Sauípe, onde águas do mar e rio se encontram; Subaúma, com arrecifes durante a maré baixa formando piscinas naturais e Praia do Porto de Sauípe, na qual a presença de mulheres que trançam artesanato em palha de piaçava é marca registrada.