Turismo

SÃO DESIDÉRIO, OESTE DA BAHIA abre suas portas aos visitantes

Programe uma visita a São Desidério
Diego Souza , São Desidério | 09/05/2017 às 19:48
Parque da Lagoa Azul
Foto: Rodney Martins
Dados da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SECULT) apontam que São Desidério é um dos municípios do Estado da Bahia que recebe um bom número de visitantes no Brasil. A potencialidade do turismo no município chama atenção por existir mais de 140 grutas, nove sítios arqueológicos e cavernas com inscrições rupestres feitas no período anterior ao Descobrimento do Brasil. Além de 26 rios perenes, entre eles o Rio Grande, um dos principais afluentes do Rio São Francisco, os turistas ainda podem optar pelo Turismo Cultural, Ecoturismo, Turismo d e Aventura, Turismo Rural e Turismo de Pesquisa.

Um dos atrativos mais explorados são o Parque Municipal da Lagoa Azul, que abrange uma área de preservação ambiental com 19 hectares de vegetação. Cercada por paredões rochosos, a água majestosamente calma pode chegar a cerca de 40 metros de profundidade e o Paredão 'Deus Me Livre' no distrito de Sítio Grande, um local propício à prática de rapel.

Para alavancar e consolidar o turismo como uma atividade autossuficiente e rentável, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo vem realizando um diagnóstico da atual situação a fim de reorganizar os órgãos vinculados à pasta.  A reformulação, reestruturação, capacitação e qualificação do Trade Turístico Municipal é uma das ações emergenciais que serão executados, a exemplo da revitalização da Associação de Condutores de Turismo de São Desidério- ACTUR, que serão credenciados, capacitados e qualificados  conforme as diretrizes da Secult. A Associação dos Trançadores da Palha do Buriti e Capim Dourado da Ilha do Vitor e artesãos da comunidade de Ponte de Mateus, também serão revitalizadas.

De acordo à reorganização, as agências de turismo do município terão que aderir às politicas públicas municipais de turismo. "Estaremos organizando todos os setores do turismo, inclusive já começamos fazer visitas técnicas junto com prefeito nos pontos turísticos, e também nas associações do município. Em breve, o visitante contará com novos produtos turísticos”, disse o diretor de Turismo, Juscelino Ferreira.
A discriminação por atrativo de Janeiro a Abril de 2017, mostra que o Parque Municipal onde encontra a Lagoa Azul e Gruta do Catão recebeu 2.988 visitantes, o Sítio Arqueológico das Pedras Brilhantes 700, Paredão de Deus-me-Livre, Balneário Sitio Grande e Morrão 10.212, Sumidouro do João Baio 299, além de outros pontos turístico, a exemplo de Gruta do Manoel Lopes, Gruta da Beleza, Gruta da Palmeira e Gruta da Sopradeira. O município recebe pessoas de vários estados e até de outros países, como Cuba, Chile, Coreia do Sul, Colômbia, Japão, China, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Holanda e Áustria.

Para o secretário, Josivaldo Oliveira, é meta desta gestão reorganizar o turismo local. “Será feito no Parque Municipal um projeto de sinalização e um modelo de vouche (estratégia de marketing) para que possamos mostrar as nossas potencialidades agregando valores a serem investidos no próprio turismo, gerando renda e emprego para a população e movimentando a economia local”, falou.