Turismo

Festival gastronômico incrementa turismo em Itacaré

A programação do festival foi apresentada nesta terça-feira (16) ao subsecretário de Turismo do Estado, Benedito Braga
Ascom Setur , Itacaré | 16/08/2016 às 13:04
Itacaré
Foto: Gabriel Carvalho

Turismo gastronômico na Bahia torna-se ainda mais competitivo com a nova edição do Festival Sabores de Itacaré, que acontece de 1º a 17 de dezembro, no município da Costa do Cacau. Mais de 40 bares e restaurantes devem participar do evento, cuja programação inclui apresentações culturais, shows e aulas de culinária. Também estão previstas qualificação de profissionais e ações de estímulo ao uso de produtos da agricultura familiar.

A programação do festival foi apresentada nesta terça-feira (16) ao subsecretário de Turismo do Estado, Benedito Braga. Participaram da reunião na sede da Setur, em Salvador, o prefeito Jarbas Barros, o secretário municipal de Turismo, Alexandre Pauliello, e organizadores do evento.

A expectativa é de que a movimentação financeira na cidade supere em 20% os números alcançados nas duas primeiras edições (2014 e 2015) do festival: cerca de R$ 100 mil em cada ano. Para atrair visitantes, serão iniciadas negociações com hotéis e operadores de turismo, a fim de formatar pacotes com preços atrativos.

“O festival aposta em um dos grandes atrativos da Bahia, a gastronomia. Em Itacaré, ela se soma às belas praias e trilhas. As duas primeiras edições contaram com apoio da Setur, que estimula a realização de eventos turísticos”, afirmou Benedito Braga.

Para o prefeito Jarbas Barros, uma característica marcante do festival gastronômico é a oferta de cursos e aulas-show como forma de qualificar a mão de obra local.

 

Pousadas e resorts

Itacaré, a 250 quilômetros de Salvador, é uma das áreas mais badaladas do Litoral da Bahia. A cidade oferece pousadas confortáveis, resorts sofisticados, restaurantes de cozinha internacional, cybercafés, lojinhas e o movimento constante de turistas. Na região, o ecoturismo também atrai visitantes interessados em rios preservados, cachoeiras e praias emolduradas por morros recobertos de Mata Atlântica.