Turismo

Setur articula integração para maior segurança em área turística

Setur atua para aplicar segurança em áreas turísticas
Agência Globo , Salvador | 01/09/2015 às 19:09
Setur atua para aplicar segurança em áreas turísticas
Foto: Tatiana Azeviche

Reunidos com representantes da Secretaria da Segurança Pública, o secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, e os integrantes do Conselho Baiano de Turismo (CBTur) discutiram nesta terça-feira (1º) ações necessárias para ampliar o monitoramento eletrônico e a segurança pública em áreas turísticas de Salvador.

O grupo elaborou uma agenda de trabalho que prevê maior integração entre a Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), o comando da PM, o Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (Beptur) e o Conselho Baiano de Turismo, que reúne a rede hoteleira, restaurantes e agência de viagens. “Dispomos de tecnologia para integração e podemos multiplicar esforços para dar maior segurança aos baianos e turistas”, propôs Pelegrino. 

O coronel Marcos Oliveira (SGTO) apresentou as ações de videomonitoramento urbano que estão em andamento e acolheu a proposta de integração com a iniciativa privada. Ele vai detalhar as especificações necessárias para que novas câmeras de hotéis, bares e restaurantes tenham compatibilidade com o sistema da Secretaria da Segurança Pública e possam, no futuro, ser integradas.

Foram mapeadas quatro zonas que ganham prioridade nesta primeira fase do trabalho: Pelourinho, Centro Histórico, Campo Grande e Vitória; Barra, Ondina e Rio Vermelho; Pituba, Costa Azul e Stiep; e a área de Itapuã, Stella Maris e Paralela. Uma experiência bem-sucedida entre o Comando Geral da PM e a 15ª CIPM foi relatada por Renata Prosérpio, uma das representantes da rede hoteleira e que deve ser ampliada para demais regiões.

Presidido por Luiz Augusto Leão Costa, o Conselho Baiano de Turismo reúne Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Bahia (Abrasel); Sindicato das Empresas de Turismo no Estado da Bahia; Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia; Convention Bureau; Salvador Destination; Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (Abav-BA), Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha),  Associação Comercial e Turística da Praia do Forte (Turisforte) e Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc). Também participaram do encontro os tenentes-coronéis Paulo Uzêda e Josenilton dos Santos (Batalhão de Polícia Turística).