Turismo

DICA TURÍSTICA SEMANA: Conheça Assunção, a capital do Paraguai

A capital do Paraguai tem uma zona rosa que se chama paseo das carmelitas, muito bom espaço turistico e de lazer
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/07/2015 às 12:33
Centro Comercial Via Allegra no Paseo das Carmelitas, Assunção, Paraguai
Foto: BJÁ
   A dica turística da semana vai para Assunção, a capital do Paraguai, um bom lugar para ir às compras de produtos sofisticados a preços bem mais em conta do que no Brasil. Cidade com menos de 1 milhão de habitantes - pequena para os padrões de nossas capitais - abriga um misto de riqueza e pobreza, com áreas nobres e bem organizadas; e locais de pobreza sem infra-estrutura adequada, parecidas com as invasões em Salvador.

   Nossa Senhora Santa Maria da Assunção (em castelhano: Nuestra Señora Santa María de la Asunción), ou simplesmente Assunção é a capital e maior cidade do Paraguai. É um município autônomo e Distrito Capital independente, isto quer dizer que não está integrado formalmente em nenhum departamento ou estado. 

   Localiza-se junto à baía de Assunção, na margem esquerda do rio Paraguai, frente à confluência com o rio Pilcomayo. Em 2010, segundo a Direção Geral de Estatísticas, Pesquisas e Censos (DGEEC), tinha uma população aproximada de 742 023 habitantes, o que a converte na maior e mais populosa aglomeração urbana do Paraguai. 

   Sua área metropolitana, denominada Grande Assunção, inclui as cidades de San Lorenzo, Lambaré, Fernando de la Mora, Capiatá, Luque, Mariano Roque Alonso, Ñemby, Villa Elisa, Villa Hayes e San Antonio, a qual incrementa sua população periférica em mais de 2 529 061 habitantes.

  NADA QUE RESSALTE EM BELEZA

  Assunção tem uma baía formada por águas de rios sem uma visão panorâmica majestática como a da Baía de Todos os Santos e a cidade antiga se debruça nas proxmidades da margem do rio Paraguay, daí o nome do países e de centenas de locais com esse topônimo. 

  Diria até que é uma cidade feia, sem vistas panorâmicas como La Paz ou Bogotá, e sem os atrativos turísticos de etnias indigenas pré-hispânicas como se vê nas ruas de Lima, Cusco e outras cidade do Peru. O guarani (povo paraguaio) é mais contemporâneo e se veste à moda européia ainda que haja locais, como Luque, que abriga centros de artesanias (artesanatos) bem interessantes.

   O local mais interessante de Assunção é o Paseo das Carmelitas - uma espécie de Zona Rosa como se tem no México - com casas de shows, restaurantes, lojas, calçadas com passeios largos, onde as galeas jovem e pessoas mais idosas comparecem todos os dias. É uma muvuca 24 horas, deslocada, alegre, com segurança.

   Há, inclusive, nesse bairro centros comerciais muito sofistifcados com a venda de grifes internacionais, bem acima dos padrões que estamos acostumados em Salvador. E restaurantes de alta gastronomia.

    Muitos brasileiros visitam Assunção com frequêrncia especialmente os paulistas e os paranaenses. De SP para Assunção são apenas 2h30min de voo. De Curitiba é ainda mais perto.