Turismo

URUGUAI: 30 dicas de viagem para quem vai conhecer a Suiça da América

O Uruguai é o paraíso das carnes. O país também produz um vinho tinto incorpado com uvas Tannat que só é cultivada por lá.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/03/2015 às 10:35
Espetáculo de dança gaúcha no Milongon
Foto: BJÁ
   Para conhecer o Uruguai - também conhecido como a Suiça da América do Sul - seguem 30 dicas do Bahia Já:

   1. O Uruguai é um país belíssimo e fica situado ao Sul do Brasil. Quem reside em Salvador a melhor opção é seguir em voo cedo para São Paulo. São 2h20min no máximo. Daí, mais 3h30min em voo direto até a capital e DF Montevidéu. Se v sair cedo de Salvador por volta das 7 ou 8 horas pode chegar em Montevidéu às 17h ou até antes. Ainda dá tempo de dar um giro pela cidade.

  2. V pode também ir de carro ou de moto. Esta, no entanto, é uma viagem que exige  (saindo-se de Salvador) pelo menos 15 dias pegando-se a BR-116 via Minas e depois cortando SP, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esse roteiro tem que ser bem programado porque as estradas brasileiras são muito perigosas. Agora, trata-se de uma viagem belissima. Se for programada para férias de 30 dias vale a pena. Se for grupos de motocicletas também vale. Nada sozinho. Ideal são dois casais - caso de carro - ou várias motos (Harley, de preferência)

   3. O Uruguai é o país com menor população da América Latina. São apenas 2.5 milhões de habitantes (menos do que Salvador). O destino preferencial é Montevidéu (1.5 milhão de habitantes) e depois Punta del Este e a região litorânea de Canelones - Maldonado, Piriápolis, Punta Ballena, José Ignácio, La Paloma - ou se preferir a região central, mais campestre - Rivera, Colônia do Sacramento, etc. Isso depende da quantidade de dias que v vai passar no país. Se forem poucos dias concentre-se entre Montevidéu e Punta del Este.

   4. Montevidéu é uma capital - para os padrões brasileiros - pequena e bem arrumada. Do Aeroporto Internacional de Carrasco ao hotel gasta-se no máximo 30 minutos. Se v ficar na orla mais próxima de Carrasco - bairro chique - é menos tempo ainda. Se vai para Pocitos ou Punta Carretas nas proximidades da orla do Rio da Prata gasta-se 40 minutos de táxi. Se v quiser pode ir de ônibus. 

   5. Há um site chamado www.brasileirosnouruguai.com.br que é ótimo e organiza toda viagem para você, desde a reserva do hotel, tours, translados, dicas, etc. É confiável e pode usar sem susto.

   6. A moeda local é o peso uruguaio e 1 real vale 10 pesos. Não precisa levar dólares, salvo se v os tem sobrando em casa. 1 dólar vale app 30 pesos. Quase todos os locais - shoppings, mercados, hotéis, restaurantes, etc - aceitam reais. Na dúvida, v vai numa casa de câmbio e troca reais por pesos para ficar com a moeda local no bolso.

   7. Claro que tudo é relativo. Um almoço médio custa 250 pesos - 25 reais - e o ônibus em Montevidéu custa 20 pesos - 2 reais. Um bife de hueso, prato tradicional e farto, custra entre 400 a 450 pesos - 40 a 45 reais - e mais um bom vinho da familia Tannat 350 pesos - 35 reais. Um almoço de boa qualidade com vinho custa em torno de 75 a 80 reais para duas pessoas. Se v quiser fazer uma refeição mais sofisticada, com vinho mais caro, aí pode atingir 150 a 200 reais.

   8. Montevidéu não tem metrô. Todo transporte público é feito por ônibus - limpos e seguros. A maioria não tem trocadores (cobradores) e quem cobra são os motoristas na entrada à frente da porta. Não há assaltos a ônibus e os caixas dos motoristas ficam expostos ao lado dos volantes. As moedas e as cédulas em cachês. Se v for passar mais tempo compre um cartão eletrônico. As rotas dos ônbis são numeradas. Pode-se tomar ônibus a qualquer hora do dia ou da noite usando-se jóias e o que quiser. Os táxis também têm bom preço - ao estilo londrino com motoristas separados dos passageiros por vidros - com corrida media na base de 30 a 40 reais.

   9. De preferência se hospede nos hotéis na linha do Rio da Prata que vai entre Pocitos e Punta Carretas, dois bairros da classe média alta que se parecem muito com Copacabana e Ipanema, no Rio. Não fique em hotéis do centro histórico, pois, às noites o centrão fica deserto, salvo num ou noutro ponto de animação. Já nos bairros da orla a muvuca segue por toda noite nos restaurantes, bares e danceterias.

   10. O Rio da Prta que margeia Montevidéu com sua rambla de 23 km tem a largura de 100 km. Isso mesmo. É um rio-mar numa distância que vai se Salvador a Feira de Santana. É impressionante. As ondas são iguais as do mar com água doce. No encontro do rio com o mar em Punta del Este a largura é de 200 km. Tem um marco em Punta que mostra esse encontro. V pode ir de ferry num passeio Montevidéu a Buenos Aires.

   11. Um bom local para se hospedar é no bairro de Punta Carretas na área próxima ao Shopping do mesmo nome, o melhor da cidade, e também próximo do Parque Rodó - uma maravilha da natureza. O lugar onde foi o shopping era uma antiga prisão de presos políticos. Tem bons restaurantes nessas imediações como o Café Tabaré, Francis, El Viejo e el Mar, La Criolla, Madre de Deus e outros. Nas imediações do Parque Rodó tem várias tratorias e pizzarias. Dá pra andar à noite pelas ruas até altas horas, sem sobressaltos. Recomenda-se fazer reserva nos locais mais badalados como o Tabaré e o Francis. O Tabaré é tipo de um armazém espanhol (padaria) com caixas registradoras antigas e balções de madeira. O Francis é contemporâneo.

   12. O hotel mais charmoso do Uruguai é o Sofitel Montevideo Casino Carrasco & SPA. Óbvio que é o mais caro e para pessoas de maior poder aquisitivo. Tem outros hotéis de luxo. Recomendamos o Regency Golf Hotel da Solano Garcia, em Punta Carretas. Bem localizado - perto do shopping, da rambla e do Rodó - e próximo dos bons restaurantes da cidade. Preço médio. Bom café da manhã, quartos legais, tudo da melhor qualidade. O atendimento da galera da portaria é excelente. Internet não cai.

   13. O que fazer em Montevidéu? A cidade não oferece muitas opções turísticas. Diria que o melhor da cidade são os restaurantes e mercados, além das vinicolas que ficam nos arredores. É uma cidade gastronômica. O Uruguai oferece os melhores cortes de carnes do mundo. As carnes são macias, suculentas e quase todos restaurantes tem uma barbacoa à vista dos clientes onde são assadas as carnes, linguiças e assim por adelante. O uruguaio, per capita, é o povo que come mais carnes no mundo. Portanto, nesse aspecto, não é uma viagem boa para naturebas e meditações. É o país do 'carnavale' - os pecados de la carne.

   14. Compre um livro chamado "O Viajante - Guia do Uruguai - por e para brasileiros". Tem todas as dicas de Montevidéu e outras cidades - museus, mercados, livrarias, etc. Nos hotéis também há inúmeros roteiros e o site brasileiros no Uruguai tem boas dicas. O Uruguai tem um turismo bem profissional. Os museus são apenas razoáveis. 

   15. O melhor shopping é o Punta Carretas e os preços para compras de alguns produtos são convidativos. Diria que o melhor do país são as roupas de inverno e modas para mulheres. São bem mais baratas do que na Bahia. Roupas para homens, também. Neste shopping tem uma casa de câmbio das melhores e café e restaurantes, tanto na parte interna como nos arredores. É também um lugar de paquera - para os solteiros. Vale lembrar, no entanto, que os (as) uruguaios (as) são cerrados (fechados), pouco expansivos, diferentes dos conversadores argentinos e dos bem humorados colombianos. O povo tem a cara de tango, de drama.

   16. Uma boa pedida é conhecer os mercados populares da cidade - o Del Puerto (o melhor), o Agrícola, o de los Artesanos e o de la Abundância. O Mercado del Puerto é o mais badalado e sempre repleto de turistas. É o templo das carnes e oferece em várias tendas a tradicional parrillada preparada numa grelha a sua frente. Foi fundado em 1868 e o prédio patrimônio histórico nacional. É uma muvuca e vale a pena conhecer, comer e beber nesse local. O ideal é ir na hora do almoço e ficar toda a tarde por lá. No Mercado Agricola é o melhor local para comprar queijos e vinhos. Baratissimos.

   17. O Uruguai é o paraiso das carnes mas também tem boa e grande variedade de peixes. Montevidéu fica de cara com o Rio da Prata e há bons pescados à disposição dos turistas. Os mercados ficam no quadrilátero do centrão a partir da Av 9 de Julho. Daí que v pode fazer percursos andando e conhecendo a cidade - a Praça da Independência, o Palácio Salvo, o Teatro Solis, a Puerta de la Cuidadela e assim por diante. No Uruguai - não foi como no Brasil - as lutas pela independência foram intensas com milhares de mortes. A cidade era murada - uma fortaleza - e o que restou como lembrança dessa fortificiação é a Puerta de la Ciudadela.

   18. O artesanato do país é pobre. Ao contrário do México ou do Peru encontra-se poucas peças coloridas e de artesanato em tecidos, argila, ferro e outros. Há algumas peças em madeira e outras ao estilo gaúcho - cuias de chimarrão, chapéus, boleadores. Nada, assim, criativo. Pule, esqueça. Traga uma lembrancinha que tá de bom tamanho.

   19. O melhor show folclórico da cidade é no Milongon. Custa em torno de R$160,00 por pessoa incluindo o jantar, translado para o hotel em van e o show propriamente dita que dura cerca de 2h a 2h30min. São apresentados números de dança gaúcha e percussão dos tambores, de tango com performance de dança - a casa tem orquestra de tangos - e o candomble - a dança e música carnavalesca. Levando em conta que um show no TCA custa R$180,00 veja como é barato. O jantar no Milongon inclui entrada, vinho à vontade (v pode pedir a garrafa que quiser), um prato quente, sobremesa e água. Cada mesa da casa abriga 6 a 8 casais. É bom. Não espere o glamour do Sr Tango de Buenos Aires.

   20. A música predileta dos uruguaios - influência da Argentina - é o tango. São apaixonados pelo tango e vários bares e restaurantes tocam tango ao vivo. O melhor deles é o Fun-Fun. Um lugar (o antigo) aconchegante. Parece uma cantina italiana com peças penduradas por todo canto, um palco para os cantores e músicos de tango e uma dupla dançando no salão. O bar mudou-se para um lugar mais amplo. Faça reserva para ir ao Fun Fun pois está sempre cheio, em qualquer dia. Nos finais de semana, então, nem pensar ir sem reserva.

   21. Um dos programas prediletos da cidade é conhecer o centro a pé a partir do inicio da Av 9 de Julho até a Praça da Independência. Esse é um techo enorme onde se situa o comério central, monumentos, museus e assim por diante. Depois da Praça da Independência em direção ao Mercado del Puerto tem-se o Boulevard Sarandi, a área mais chique peatonal, onde estão as livrarias, cafés, a catedral, feiras de antiguidades e muitos locais interessantes de se conhecer. A Catedral Metropolitana é um deles. A igreja católica teve e tem uma relação muito forte com a maçonaria e v pode verificar isso no templo. Recomenda-se um guia para explicar detalhes. Nessa área está o Café Brasileiro - um ponto tradicional dos artistas, jornalistas e outros.

   22. Montevidéu também tem um orla interessante com mais de 22 km de ramblas que v pode passear à vontade. Se for época do verão há várias praias à disposição. Uma das mais badaladas é a de Pocitos. Quem sai de Salvador, normalmente, não quer fazer esse tipo de programa. Os paulistanos adoram. Não há barracas de vendedores de quaisquer tipos de produtos nas praias. 
   23. A população do país é predominantemente branca, isso porque Montevidéu foi distinguida pelao coroa espanhola, por monopolizar o tráfico de escravos exportador via Bacia do Prata para o Chile, Perú, Colombia, Brasil e assim por diante. Calcula-se que até 1810 chegaram ao porto do Uruguai 20 mil escravos, cessando-ne neste ano quando aconteceu a Revolução pela Independência. Há, no entanto, uma comunidade negra que reside no bairro de Palermo e cultua o candomble, uma música carnavalesca. Montevideu tem o Carnaval mais longo do mundo.

   24. O Carnaval em Montevidéu é mais antigo do que o de Salvador. Data de 1830 (o nosso é de 1884, oficialmente). Por la começou com um entrudro e depois com o candomble. Não confundir com candomblé. O termo candombe, a princípio, referia-se genericamente às danças praticadas pelos negros no Uruguai. Com o tempo, passou a designar o ritmo musical, calcado sobretudo nos tambores - chamados de tangó ou tambó, nome também usado para designar o lugar onde realizavam suas candomberas e a própria dança. Essas manifestações culturais a céu aberto chegaram a ser reprimidas pelas autoridades no século XIX, e, por muito tempo, foram realizadas apenas em ambientes fechados, em clubes secretos organizados pelos africanos e afrodescendentes.

   25. Visitar Punta Del Este é quase uma obrigação. Pouco mais de 1 hora de ônibus. É uma badalação pura - nos hotéis, nas ruas, nos restaurantes, nras praias - especilamente nas temporadas de verão. O que tem de brasileiros por lá é brincadeira. É o lugar mais caro do Uruguai, mas, ainda assim, mais barato do que no Brasil. Punta é local de muvucar, dançar, passear e curtuir la Playa Mansa ou visitar a ilha dos lobos marinhos. Lugar de gente charmosa que anda na moda, que badala. Quem pode deve ficar por Punta dois ou três dias; ou ir apenas para conhecer e voltar para Montevidéu. Tem excelente rede de hotéis.

   26. A caminho de Punta é visita obrigatória conhecer a CasaPueblo de Carlos Paz Vilaró, o pintor e escultor mais famoso do Uruguai, já falecido. É O Jorge Amado das artes. A CasaPueblo é uma construção monumental que fica na Punta Ballena com fachadas brancas e linhas curvas. Parece um casulo. V pode percorrer os labirintos da casa, comprar obras (réplicas de gravuras do artista), lanchar, almoçar, etc. Tem tudo dentro da casona e a vista para o Rio da Prata/mar é de tirar o fôlego.  A casa começou a ser erguida em 1958. Vilaró morreu em fevereiro de 2014. Paga-se 100 pesos para entrar e visitar a casa. As peças a venda variam. Preços em dólares.

   27. Se v gosta de literatura e quer conhecer um pouco mais sobre o Uruguai - história, costumes, batalhas, partidos politicos blanco e colorado, caudilhos, costumes, etc, recomendamos o livro de Milton Schinca - Boulevard Sarandi - Memoria Anecdótica de Montividéu. Cusa R$60,00 e tem 510 páginas com informações bem pitorescas. Schinca é considerado um dos melhores cronistas do Uruguai.

   28. Um dos passeios vendidos e programados para que visita o Uruguai é conhecer uma vinícola, degustar um Tannat - os vinhos do país são quase todos dessa linha de uvas tannat - e almoçar por lá. O passeio custa em torno de 150 reais por pessoa e vale a pena desde que v escolha um lugar nos arredores de Montevidéu.  No país, o ponto de diferenciação a uva Tannat, vigorosa e tânica, que produz um tinto vigoroso, com toques de ameixa, melhor se misturada com Cabernet Franc e Merlot.  Las Violetas mostra a Tannat em sua mais fragrante forma. Juanicó é igualmente notável, com a principal mistura de tinto Prelúdio e sociedade com Bernard Magrez do Château Pape Clement, para produzir o Gran Casa Magrez del Uruguay. Outros produtores de destaque: Bouza, Casa Filguera, Castillo Viejo, De Lucca, Alto de La Ballena, Pisano, Pizzorno, Ariano, Juan Carrau, H. Stagnari, Familia Deicas, Antigua Bodega Stagnari, Irurtia, Varela Zarranz – Principais uvas para tintos: Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Syrah e Tannat. Para vinhos brancos: Chardonnay, Sauvignon Blanc, Sémillon e Viognier.

   29. Conhecer Colonia do Sacramento também é uma boa. Mas, depende de sua disponibilidade de tempo. É passeio para 1 dia. Fica a Oeste de Montevidéu e é marcada pela herança cultural e arquitetônica deixada pelos portugueses. Foram os lusitanos os primeiros a colonizar esse território, mais tarde ocupado pelos espanhóis. O centro histórico é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. A localidde tem museus, centros de cultura e traços das duas culturas - espanhola e portuguesa, especialmente na arquitetura. Vale a pena conhecer.

   30. Qual a melhor época para visitar o Uruguai? Para quem mora em Salvador com verão quase durante todo o ano, o melhor é ir no inverno (junho/julho) que faz um frio gostoso, mas, nada assustador como no Canadá ou Norte da Europa.