Turismo

ILHÉUS adota o "praia bonita é praia limpa" e os turistas agradecem

vide
Secom , Ilhéus | 03/03/2015 às 10:10
Jovens atuam na limpeza das praias
Foto: Seduc
 A Secretaria de Educação (Seduc), por meio do Projovem Urbano, realizou a limpeza de um dos trechos da Praia dos Milionários, localizada na orla sul de Ilhéus. Denominada de “Praia bonita é praia limpa, sua preservação é nossa responsabilidade”, a atividade ocorreu no último dia 28 de fevereiro, das 8 às 12 horas, com o objetivo de conscientizar cabaneiros e banhistas. Nesta primeira etapa, a ação contemplou desde a cabana Guarani até as imediações da cabana Cheiro do Mar. 

Com o apoio de trinta integrantes do Projovem Urbano, foram retirados da faixa de areia mais de
cinquenta sacos de lixo. Após a coleta, foram instaladas dez placas informativas nas proximidades das cabanas. A secretaria de Educação de Ilhéus, Marlúcia Rocha, informou que a iniciativa contou com a participação efetiva de alunos do programa, professores, representantes da Seduc e outros voluntários. “Por conta principalmente do período da alta estação, a produção de lixo nas praias aumenta de forma assustadora, o que torna necessária uma ação ampla como esta, com a intenção de deixar as nossas praias ainda mais bonitas e atraentes”, lembrou.

Já Ivone Oliveira, assistente de atividades do Projovem Urbano no município, disse que o projeto tem como uma de suas vertentes a participação cidadã. “Além das atividades teóricas e práticas em sala de aula, os integrantes do Projovem têm de realizar uma atividade de encerramento que contribua com a nossa sociedade”, disse. Ivone completa que o objetivo é despertar nos jovens a prática da cidadania e mobilização em suas comunidades.

Projovem Urbano – Fomentado pelo Ministério da Educação (Mec), o programa tem como objetivo elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental, visando à conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O trabalho é integrado à qualificação profissional e ao desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania.

Em curso atualmente em Ilhéus, o segundo núcleo do programa (Arco Ocupacional em Serviços Pessoais) funciona na Escola Caic Darcy Ribeiro, atende cerca de 50 alunos e terá aulas até 23 de abril. No fim de fevereiro, iniciou-se o terceiro ciclo, que funciona na Escola Pequeno Davi.