Turismo

PUNTA DEL ESTE, o paraíso uruguaio para badalar, causar e bailar

Como o próprio nome diz, Punta del Este fica na ponta, no oriente do Atlântico e desembocadura do Rio da Prata
Tasso Franco , da redação em Salvador | 30/07/2014 às 21:39
La Playa Mansa de Punta del Este e a orla atlântica
Foto: BJÁ
    Punta del Este é a jóia do turismo no Uruguai. É um dos dez balneários mais badalados e o melhor da América do Sul. Os brasileiros ricos estão por toda parte e muitos deles com residências fixas na localidade, como é o caso de Roberto Carlos e outros chiques de SP e RS. 

   A cidade é uma balada só. Nesta época do ano, inverno, é mais maneira. No verão, detona e sua população fixa de 10 mil habitantes triplica.  Vida noturna agitada, bons restaurantes, casas de jogos, campos de golfe, surf, gente baladeira e bonita.

   Punta fica localizada numa península entre o Oceano Atlântico e o Rio de Prata. Numa das ruas do local, o turista pode observar do seu lado direito o Rio do Prata e do lado esquerdo o oceano. Adiante, no bairro dos ingleses é possível verificar o encontro das águas do rio com o mar, uma vez que a desembocadura do Prata se daí aí. 

   A imensidão das águas é tanta que só quem entende de mar, águas, consegue divisar e entender esse fenômeno da natureza. No ponto onde as águas deixam de ser doces e se convertem no Oceano Atlântico sua largura é de 219 quilômetros. 

   O limite exterior do Rio da Prata está determinado pela linha imaginária que une Punta del Este (República Oriental do Uruguai) com Punta Rasa no extremo norte do Cabo San Antonio (República Argentina).

   HISTÓRIA

   Punta foi fundada no ano 1829 por Don Francisco Aguilar, quem foi o primeiro em começar a explorar os recursos da área, como foram os saladeiros. Era um homem de fortuna, dono de uma frota mercante e foi o primeiro em começar a construir barcos no Rio de la Plata. Foi também um importante político, um agricultor e pecuarista.

   Prefeito da cidade entre os anos 1829 e 1830 e foi senador no ano 1840, ano que ele morreu. Instalou sua própria plantação de tabaco e batatas, além disso, também se dedicou a cria de bicho-da-seda e a fabricação de lajotas, sendo Punta del Este onde abriu a primeira fábrica

   . A existência de baleias nas águas de Punta del Este era muito importante na época e foi por isso que lhe foi permitido caçá-las, no governo Rivera, por mais de 10 anos em forma exclusiva. Como prefeito da cidade fez muita obra social, fundou escolas, igrejas e prisões. Ele morreu no ano 1840 quando era senador da república e tinha 64 anos. 

    Em 1843 a península foi comprada pelos irmãos Lafone em $ 4500 e a ilha Gorriti em $1500. A circulação na península somente era possível graças aos carros de madeira puxados por camelos. Os camelos foram animais ideais para a areia de Punta del Este, que muitas vezes ameaçava com cobrir a pequena cidade. Eles foram trazidos por Aguilar e faziam um ótimo trabalho. 

   Punta del Este tem que agradecer a Enrique Burnett pela florestação de Punta del Este, que, trazendo árvores de todas partes do mundo plantou eles por toda a costa. Em 1907 só havia uma pequena população em Punta del Este o Hotel Risso, La Capitania, o Chalet de Suárez e 50 casas.

   Nesse mesmo ano chegou ao porto de Punta del Este o primeiro barco de turistas " La Golondrina". Eram famílias que vinham de Montevidéu e da Argentina convidados pelo Diretório da Sociedade "Balneário de Punta del Este". Esse foi o começo de Punta del Este como destino turístico internacional. 

   PUNTA HOY

   Não dá pra descrever Punta em poucas linhas. Tem que sentir. Ir ao local. É tudo muito bonito e impressionante. A avenida peatonal Gorlero é a mais badalada. Na orla do rio estão os restaurantes mais sofisticados. A oeste está a Playa Mansa e a leste a Playa Brava (mar aberto), a preferida dos surfistas.

   Há hotéis caros (Conrad Resort e Cassino) e acessíveis a classe média (Dom Fernando). Atrações turisticas em sí são poucas: a ponte ondulada, a escultura la mano do chileno Mário Irarrázabal, o cartão postal local,  a ponte ondulada, o bairro das casas dos brasis ricos, o museu do mar, a ilha de Caras, os lobos marinhos e a feira dos pescadores.

   O turismo forte mesmo em Punta é o náutico e as baladas. Lugar para azarar, causar, brocar. (TF)