Turismo

BALNEÁRIO DE PIRIÁPOLIS onde se cultua Santo Antônio ao Sul do Uruguai

Piriápolis está a 90 km ao sul de Montevidéu na direção de Punta
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/07/2014 às 11:46
Piriápolis e a baía em forma de coração
Foto: BJÁ
Vivendo e aprendendo. Eu nunca imaginei encontrar uma adoração a Santo Antonio numa cidade de cultura espanhola do Uruguai, onde os santos têm um referencial muito forte com a Espanha, especialmente São Felipe, São Domingos e a virgem de Carmen. Deparei-me, no entanto, com uma fervorosa adoração ao santo de Lisboa e Pádua em Piriápolis, um balneário no Departamento de Maldonado, na orla Sul do rio da Prata em direção a Punta del Este, a 90 km da capital, Montevidéu.

Piriápolis é uma cidade-balneário e tem seu nome derivado de seu fundador, Dr. Francisco Piria, um italiano que aportou no lugar no século passado e iniciou a construção de um balneário à moda européia. Deu certo. Hoje, com população fixa app 10 mil habitantes, e população flutuante muito maior principalmente nos meses quentes de verão (dezembro a março), recebe muitos visitantes argentinos e uma quantidade crescente de europeus.

A capela de Santo Antônio, no cerro homônimo, um dos tantos que rodeiam a cidade junto ao Cerro del Toro, oferece uma vista panorâmica. Daí você pode descer num bondinho teleférico cada pessoa numa cadeira. 

Para viajantes mais intrépidos, existe a possibilidade de escalar o terceiro cerro mais alto do Uruguai, o Pan de Azúcar, nas cercanías da cidade homônima, cerca de 10 km fora do balneário.

Outra atração turísticas de Piriápolis são duas formações rochosas ótimas para pesca no ano todo, assim como a avenida Praia de los Argentinos e as praias de areias brancas, como São Francisco e Praia Formosa.

Há um charme europeu na cidade. O calçadão da rambla construido em um nível acima da praia exibe um gradil semelhante ao da Riviera Francesa. 

Para chegar ao Cerro de Santo Antônio um morro com 180 metros de altitude vai-se de ônibus ou de teleférico (o percurso pode também ser feito a pé ou de bike) e no alto tem-se uma vista da baía de Piriápolis, em forma de coração, e uma visão da cidade e do rio da Prata e suas belíssimas praias, especialmente a de São Francisco e a Punta Colorada. Adiante, estão as praias Hermosa e Verdes, bastante rústicas.

A cidade também cultua a virgem dos pescadores (Stela Mares) e existe uma fonte onde brota água do cerro (Fuente del Toro) onde a água jorra da boca do touro e em canaletas para por os pés, considerada água medicinal. (TF)