Turismo

MÉXICO: Sitios arqueológicos dos astecas impressionam p/ grandiosidade

No Vale do México, TEOTIHUACÁN, é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/04/2014 às 00:15
Subir e descer as escadarias da Pirâmide da Lua requer cuidados e equilibrio
Foto: BJÁ
   O México é um paraíso arqueológico da civilização pré-hispânica. Já existem mais de 200 sitios arqueológicos identificados, catalogados e pesquisados pelos especialistas de universidades, a maioria aberta à visitação pública de locais e turistas estrangeiros.

  Algumas delas, da cultura asteca, têm a mesma característica, e são pirâmides monumentais dedicadas ao sol, a lua, a serpente, a aves, a fertilidade, etc, com a finalidade de servir para locais de execução de escravos e prisioneiros de guerra para satisfazer os deuses.

   Correu muito sangue nas escadarias desses locais, milhares de pessoas que foram executadas cortando a jugular e retirando o coração com as mãos, sendo a caixa toráxica aberta com objetos cortantes. O órgão vital à vida era erguido aos céus como oferenda aos deuses. 

   Aqueles que sucumbiam eram enterrados em áreas especiais, os cemitérios para os deuses, o que facilitou o trabalho dos pesquisadores ao longo dos anos na identificação das pessoas a partir dos esqueletos.

   Os astecas, maias e outros povos tinham estrutura óssea mediana a pequena tanto que, ainda hoje, o mexicano, de uma forma geral, tem pequena estatura, cabelos negros e cor acobreada. 

   Não houve miscigenação com africanos no México porque a comunidade indigena era imensa, milhões de pessoas com uma cultura já avançada para a época, e os espanhóis não necessitaram de mão-de-obra africana para fazer a colonização como aconteceu em Santo Domingos, Cuba, Equador e outros países da América Latina.

   A atual área da cidade do México quando consquistada por Cortês e sua tropa estava habitada por algo em torno de 300.000 pessoas que viviam ao redor de uma laguna e onde havia, também, pirâmides chamadas de plataformas piramidais, sólidas, sem ponta.

   Diferentes das pirâmides do Egito que serviram de tumbas, as mexicanas era reservadas somente a cerimônia de sacrificios, execução de pessoas. São sólidas em todos os lados, sem aberturas.

   As pirâmides da Cidade do México ficam localizadas ao lado do Palácio Presidencial e da Catedral Metropolitana e estão sendo restauradas. Há obras no local mas dá para fazer uma visita.

   TEOTIHUACÁN

   Visitei um dos mais importantes sitios arqueológicos do México, Teotihuacán, civilização asteca que se desenvolveu entre os anos 200 e 750d.C, considerada uma das mais notáveis culturas do México antigo.

   A cidade totalmente planejada e urbanizada chegou a ter 200.000 habitantes que viviam também nas áreas urbanas atuando na agricultura, em especial a cultura do milho, e também já trabalhava peças artesanais e dominivam a arte da pintura a partir de tinta retirada da cochinilha de cactus.

   O local é monumento e impressionante e considerado Patrimônio Cultura da Humanidade. Em torno da pirâmide da Lua há 12 outras e o local onde viviam as autoridades e os sacerdotes. No cemitério de Teotihuacán foram encontrados 260 esqueletos de pessoas que foram sacrificadas para a Lua. 
  
   O templo de Quetzalcátl, com as esplêndias esculturas da serpente emplumada são de assombrar. Pode subir nas escadarias das pirâmides da Lua e do Sol, a primeira com appt 70 degraus e a segundo com 260 degraus, donde se tem uma vista de todo o vale onde habitaram esses astecas numa área equivalente a 24km quadradors.

   Do alto da pirâmide da Lua tem-se uma idéia da cidade planejada e uma avenida enorme que, alguns ufólogos dizem ter sido feita pelos marcianos. 

    Milhares de turistas visitam esse local toda semana e há uma infra-estrutura de apoio muito boa com restaurantes para atender centenas de pessoas, diariamente. 

   Aconselha-se só fazer a visita com um guia para poder enteder o local melhor. A área é muito grande e para subir as duas pirâmides e percorrer todo o sitio dura-se pelo menos uma manhã ou uma tarde. (tf)