Turismo

MÉXICO: Turismo religioso tem uma enorme dimensão no país de Cortês

O turismo no México recebe 28 milhões de pessoas ao ano
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/04/2014 às 21:50
Catedral metropolitana do México, a mais antiga das américas
Foto: DIV
   O México recebe 28 milhões de turistas estrangeiros ao ano e tem um forte segmento no turismo religioso católico país que é, proporcionalmente, o maior contingente de católicos do mundo. 

   E há uma adoração fora do comum a Virgem de Guadalupe, uma das santas do mundo católico que não é representada por uma imagem e sim por uma pintura, descoberta no cerro del Tepeyac por um homem piedoso descendente de astecas chamado Juan Diego. 

   Ao santuário mariano de Guadalupe, um monumental centro religioso com a catedral em estilo gótico e a nova basílica, além de uma imensa área para missas campais, acorrem milhões de mexicanos e estrangeiros todos os anos para orar, estudar e compreender esse fenômeno religiso sem similaridade no mundo.

   Nesta semana santa, então, a Cidade do México se converte num centro de religiosidade em todas as suas igrejas, na catedral metropolitana que é a primeira construida nas Américas ainda na época do conquistador espanhol Hernan Cortes, e que demorou 300 anos para ser concluida, com intermináveis missas, procissões e atos de fé.

   O mexicano é muito católico e pratica a fé com muita força, com uma dimensão muito forte. Neste feriadão, a catedral metropolitana, que fica no centro histórico da cidade ao lado do Palácio Presidencial, a primeira sede do governo espanhol nas américas, permanece aberta a visitação todo o dia e são milhares de pessoas que a visitam, diariamente.

   Há um policiamento ostensivo enorme (até porque fica quase ao lado do Palácio Presidencial) mas ninguém toca nos santos nem leva peças de ouro existentes no local. Há no interior da catedral, um templo enorme, muito maior do que a catedral da Sé, em Salvador, várias capelas e nichos de santos sendo um dos mais procurados o de São Raimundo Nonato com uma pilha de cadeados colocados pelos fieis para calar a boca das fogoqueiras e dos mais agouros. (TF)