Turismo

MÉXICO: um país em movimento e uma cultura muito forte para se ver

vide
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/04/2014 às 20:22
Praça com escultura de Diego Rivera
Foto: BJÁ
  Sempre tive vontade de conhecer o México e só agora chegou a oportunidade. A Cidade do México é uma urbe impressionante com 26 milhões de habitantes espalhada numa região onde existia uma laguna, que afunda aos poucos, não se constroem prédios estilo arranha céus, mas, que, ainda assim tem um metrô com 400 km de extensão em suas linhas e tudo funciona perfeitamente.

   A cidade fervilha de turistas e os brasileiros estão na linha de frente lotando os hotéis e frequentando os principais pontos turisticos da cidade. Os mexicanos dão muito valor à cultura, existem mais de uma dezena de jornais, centenas de livrarias, 150 museus só na cidade do México, quase todos com filas nas portas.

   O Mueseo Nacional de Antropologia é o segundo mais importante do mundo. Uma monumentalidade. Milhares de pessoas visitam o museu diariamente como fizemos hoje pegando uma fila imensa para conhecer algumas de suas obras permanentes em exposição. É impossível ver tudo num dia tal a quantidade de salas e objetos em exposição das culturas Maia e Asteca, entre outras.

  A cultura ancestral do México é muito valorizada e seu povo, em maioria, parece asteca e/ou maia com tez amarronzada, estatura baixa, cabelos lisos e uma apego a sua gente muito forte. A Livraria do Museu de Antropologia com a área de souvenir vende uma barbaridade de produtos todos os dias. 

   Hoje, o México vive um bom momento em sua economia governado pelo presidente Enrique Peña Neto, a cidade fervilha, há ainda muita pobreza, a violência não é tão grande como se diz, pelo menos na capital, e o país é um dos que mais crescem na América Latina.