Tecnologia

PREFEITURA E ABAHIASOLAR PROMOVEM CURSO EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

A aula inaugural aconteceu na sede do Simm, no bairro do Comércio, onde o curso é ministrado para 21 alunos
Secom Salvador , Salvador | 24/01/2022 às 18:31
Prefeitura e Abahiasolar promovem curso gratuito em sistemas fotovoltaicos
Foto: Otávio Santos/Secom

Aconteceu nesta segunda-feira (24), a aula inaugural do curso gratuito de Montador de Sistemas Fotovoltaicos. A iniciativa, totalmente gratuita, é uma realização das secretarias municipais de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Associação de Energia Solar Fotovoltaica da Bahia (Abahiasolar). 

 

A aula inaugural aconteceu na sede do Simm, no bairro do Comércio, onde o curso é ministrado para 21 alunos, às segundas, quartas e sextas. A capacitação está sendo feita por uma empresa especializada em treinamento e manutenção do setor elétrico, a Trecon, com uma carga horária de 120 horas, dividida em quatro módulos, 50% de forma teórica e 50% de forma prática. A iniciativa faz parte do programa Treinar para Empregar, da Semdec.

 

O primeiro módulo está relacionado à parte teórica de conhecimento, sobre o sistema fotovoltaico. O segundo módulo tratará sobre a NR35, normas que estabelecem os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em alturas, envolvendo o planejamento, a organização e a execução; no terceiro módulo, o capacitado aprenderá sobre a NR10, que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade. No quarto e último módulo, o capacitado aprenderá sobre a montagem do sistema de fotovoltaico. 

 

“Esse trabalho é fundamental para ter cidadãos cada vez mais preparados, para as carreiras e as oportunidades trabalhadas dentro da Semdec, favorecendo a população de Salvador”, disse a secretária da pasta, Mila Paes.

 

A aula inaugural também contou com a presença da titular da Secis, Edna França, que ressaltou as parcerias entre as pastas municipais. “Essa parceria já vem de outros momentos, com a intenção de dialogar sobre a ampliação do uso da energia limpa  e renovável na cidade.", pontuou.

 

Cooperação - Na ocasião foi assinado um termo de cooperação entre as pastas e a AbahiaSolar, com o propósito de prestação de serviços que promovam a extensão da energia fotovoltaica no município, promovendo a capacitação de trabalhadores para atuar e incentivar a geração de novos postos de trabalho, em instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos na cidade. 

 

“É um compromisso importante para Salvador. Energia solar é uma ação totalmente sustentável e econômica para as empresas e também uma área de grande aplicação de mão-de-obra, com vagas totalmente qualificadas”, disse o presidente da AbahiaSolar, Giancarlo Smith da Silva. 

 

Expectativa – Aluno do curso, Alexandro Pena, de 27 anos, era só expectativa para o início das atividades. “É um curso gratuito, que nos dará a oportunidade de entrar no mercado de trabalho, da área de energias renováveis. Estou cheio de vontade de aprender”.

 

O técnico em eletrônica Vagner Pimentel Oliveira, de 41 anos, disse enxergar o curso como uma nova oportunidade para sua vida. “Estou bastante entusiasmado, quero muito voltar ao mercado de trabalho, a energia sustentável é uma área que está crescendo”, afirmou.