Tecnologia

NÚMEROS DE ACESSOS AO RH BAHIA CRESCEU 23,8% EM 2021

Aumento do interesse pelo site é creditado à diversificação do portfólio de serviços oferecidos a servidores, aposentados e pensionistas do Estado
Ascom Saeb , Salvador | 24/01/2022 às 19:52
Número de acessos ao RH Bahia cresceu 23,8% em 2021
Foto: Divulgação/Saeb

Em 2021, o número de visitas ao Portal de Serviços do RH Bahia cresceu 23,8%  em relação ao ano anterior - saltando de 339.175 para 445.005. Em paralelo, o total de usuários que acessaram o site www.rhbahia.ba.gov.br passou de 119,6 mil para 140,3 mil no mesmo período. O crescimento do interesse pelo endereço eletrônico coincide com um movimento deflagrado pela equipe gestora do RH Bahia com o objetivo de diversificar ainda mais o portfólio de serviços on-line oferecidos aos mais de 270 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado.

 

  Disponível desde janeiro de 2019, quando o novo sistema de gestão de Recursos Humanos entrou em produção em todo o Estado, o Portal do RH Bahia funciona como uma espécie de canal de comunicação para servidores ativos, inativos e pensionistas, que utilizam o ambiente para programar férias, solicitar licenças e as mais diversas facilidades ligadas à sua vida funcional. "Em 2020, o portal esteve ainda mais próximo do dia a dia das equipes, com novas funcionalidades e serviços", ressalta o gestor de negócios do RH Bahia, Wilson Freitas.

 

    Entre as novidades citadas pelo gestor, estão a oferta de acesso ao contracheque via WhatsApp - uma iniciativa pioneira na administração pública nacional - e a funcionalidade que permite aos servidores comprovar a imunização contra a Covid-19. Para completar, 2021 foi ainda o primeiro ano em que o acesso ao Informe de Rendimentos foi realizado exclusivamente por meio do site. "Não por acaso, tivemos picos de acesso muito intensos ao RH Bahia nos meses de março, quando foi iniciada a entrega da declaração do IR; e dezembro, quando o interesse natural pelo contracheque do 13° se somou à demanda dos servidores em comprovar a vacinação", observa o gerente do RH Bahia, José Roberto Reis.    

 

O gerente chama atenção ainda para uma mudança no comportamento dos usuários do RH Bahia. Pela primeira vez desde o lançamento do site,  o mobile  ficou em primeiro lugar na preferência dos usuários, representando 50,59% dos acessos contra 48,9% do desktop e 0,51% do tablet. "O Portal de Serviços segue também sendo vital no enfrentamento continuado do Estado ao persistente cenário pandêmico, possibilitando a realização de iniciativas prioritárias como a solicitação de comprovação de vacinação contra o Covid-19 e garantindo a redução da proximidade física entre pessoas", acrescenta José Roberto.

 

Portfólio ampliado -  Já o movimento pelo ampliação da oferta de serviços no Portal do RH Bahia está só começando. Para os próximos meses, a equipe da unidade promete pelo menos duas novidades no portal: a criação de um serviço para troca de mensagens entre as equipes e seus gestores imediatos, e uma funcionalidade que irá permitir aos servidores solicitar a alteração de dados  sobre os seus dependentes no site.

 

Em paralelo,  as lideranças do RH Bahia estão estudando também novas possibilidades de inovação, com base em uma análise comparativa entre os serviços oferecidos pelo portal baiano e o Sou Gov.BR, do governo federal. "No total, o nosso portfólio é até mais amplo, mas há alguns serviços on-line oferecidos ao funcionalismo federal que nós estamos planejabdi incorporar também ao RH Bahia, para facilitar ainda mais a vida dos servidores e beneficiários estaduais", anuncia o gestor Wilson Freitas.