Tecnologia

CVR Costa do Cacau inicia atividades com o tratamento de resíduos

A ação marca o início das operações da CVR e amplia as expectativas para o fechamento de novos contratos
Viviane Cabral , Salvador | 20/01/2021 às 20:03
CVR Costa do Cacau inicia atividades com o tratamento de resíduos
Foto:

A Central de Valorização de Resíduos – CVR Costa do Cacau iniciou, nesta terça-feira, 19 as atividades com o recebimento de resíduos inertes – Classe IIB de uma empresa da região. A ação marca o início das operações da CVR e amplia as expectativas para o fechamento de novos contratos com empreendimentos da iniciativa pública e privada. 


Ao chegar à CVR, os resíduos são pesados em uma balança eletrônica específica e, em seguida, são direcionados a área de disposição final - célula de aterro sanitário. Trata-se de um local devidamente impermeabilizada com camada de argila compactada, geocomposto bentonítico e geomembrana de polietileno de alta densidade (PEAD), sistema de drenagem do percolado e de águas pluviais e tratamento de líquidos percolados (chorume) e do biogás, além de recomposição de taludes e revegetação das células. 

        

A expectativa, segundo o diretor comercial, Rodrigo Zaché é de recebimento de resíduos nos próximos meses, tanto do setor público, quanto do setor privado, a partir do fechamento de novos contratos. “Já estamos em tratativas finais com várias empresas e iniciamos conversas com alguns municípios. Muitas empresas estão nos procurando, o que reforça a intenção da indústria em promover a destinação correta dos seus resíduos”, destacou Zaché. 

 

Objetivo

    

      A CVR – Costa do Cacau tem como parceira o grupo capixaba Marca Ambiental, empresa do ramo e com mais de 25 anos de mercado, já está em atuação no Sul da Bahia, com o serviço de gerenciamento integrado de resíduos sólidos para empresas, instituições e prefeituras municipais, visando a erradicação dos lixões na região, como preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/10.