Tecnologia

ASTERÓIDE QUE VALE O PIB MUNDIAL É COBIÇADO POR CAÇADORES DE TESOUROS

Vale 10 quintilhões de dólares (com Isto é)
Tasso Franco , da redação em Salvador | 06/11/2020 às 18:06
Asteroide 16 psique
Foto:
  Meu Deus, pobre de nós, terráqueos! Paupérrimos! Não há região da Terra que, em termos de riqueza, chegue aos pés de uma lasquinha do asteroide batizado de “16 Psique”. 

Localizado no cinturão entre Marte e Júpiter, ele tem aproximadamente duzentos e trinta quilômetros de diâmetro, está a uma distância de cerca de trezentos e setenta milhões de quilômetros de nosso planeta e se envolve em um inacreditável valor pecuniário: repleto de ouro, platina, ferro e níquel, o 16 Psique, se fosse para ser comercializado, sairia por inimagináveis 10 quintilhões de dólares – mais que a soma do PIB de todos os países. Para que o leitor possa mensurar essa grandeza, vale dá-la em algarismos: US$ 10.000.000.000.000.000.000.

 Ufa! Essa preciosidade de rocha gigante que está no espaço foi descoberta em 1852 pelo astrônomo e matemático italiano Annibale de Gasparis. 

Todas as atenções voltam-se agora para ela, cento e sessenta e oito anos depois, porque a Nasa anunciou na semana passada que enviará em 2022 uma sonda para estudar o asteroide – e, claro, no futuro explorá-lo. Afinal, também no campo da astronomia, tesouro achado não é roubado.