Tecnologia

Rede municipal disponibiliza aulas de educação física on-line

Os educadores físicos têm utilizado várias ferramentas on-line para que os alunos possam fazer as atividades de casa
Secom Salvador , Salvador | 08/09/2020 às 19:25
Rede municipal disponibiliza aulas de educação física on-line
Foto: Divulgação

Desde o começo da pandemia, em março, que as aulas de educação física da rede municipal de ensino passaram a ser oferecidas de forma virtual, uma vez por semana. Por conta da suspensão das atividades escolares presenciais, decorrente do isolamento social necessário, os educadores físicos têm utilizado várias ferramentas on-line para que os alunos possam fazer as atividades de casa. As orientações são ofertadas através do canal do Youtube da Secretaria Municipal de Educação (Smed), grupos de Whatsapp, salas de aula virtual, drivers na nuvem e vídeoaulas exibidas na TV aberta. 

 

Bacharel em Educação Física e especializado em treinamento desportivo, o professor Jaisle Vinícius do Sacramento leciona para as turmas do Fundamental 1 nas escolas da Maximiano, em Sussuarana, e Álvaro da Franca Rocha, na Engomadeira. Segundo ele, o maior desafio é buscar nesse momento de isolamento social alternativas de promoção de uma rotina saudável, tanto física como emocional. 

 

“A melhor maneira de atrair os alunos para as aulas à distância é mostrar as atividades de forma lúdica, com objetivo de tornar esse aluno capaz de pensar, sentir e realizar os movimentos. A ideia é fazer com que eles aprendam brincando e estimulando a criação de jogos e brincadeiras”, afirma o educador, acrescentando que, em algumas atividades, é solicitada a participação dos familiares. 

 

Para o docente, as aulas virtuais têm tido uma boa adesão no Canal da Smed no Youtube, que é alimentado com videoaulas diversas, jogos, brincadeiras, exercício motor, atividades aeróbicas dentre outras práticas. “O objetivo é não permitir que fiquem inativos fisicamente, ainda que não estejam no seu ambiente escolar”, reforça. 

 

Professores se reinventando - O modelo de aulas on-line tem sido uma novidade também para os professores, que precisam se adaptar e se reinventar para produzir o conteúdo virtual. De acordo com a gerente de conteúdo da Smed, Edna Rodrigues, os educadores não medem esforços para confeccionar o melhor conteúdo possível para os alunos da rede. 

 

“Fazem ao vivo, gravam aulas e colocaram no nosso canal do Youtube, outros criam aulas e enviam pelos grupos de WhatsApp. Temos um professor que realizará uma olimpíada virtual. Todos possuem o propósito de motivar os alunos e manter a aproximação, o vínculo do aluno com o ambiente escolar”, frisa.