Tecnologia

Programa de visitas da CCR Metrô Bahia ganha versão virtual inédita

Alunos do Senai Cimatec foram os primeiros a participar da transmissão ao vivo nesta sexta-feira (26)
Darana RP , Salvador | 27/06/2020 às 18:19
Programa de visitas da CCR Metrô Bahia ganha versão virtual inédita
Foto: Divulgação

As adaptações e inovações têm sido ainda mais constantes neste “novo normal” e o ambiente digital é, sem dúvidas, o espaço mais concorrido dos últimos tempos. Graças à tecnologia, pode-se pagar contas, fazer encontros e matar a saudade da família e dos amigos, comprar comida e até fazer cursos online. Se antes era preciso estar presencialmente, agora com apenas um smartphone ou computador com internet é possível dar um upgrade na carreira, conhecer novas áreas e se conectar a profissionais em todo o mundo.


De olho neste novo cenário, a CCR Metrô Bahia lançou nesta sexta-feira, 26, a versão digital inédita do seu programa de visitas Embarque que recebe estudantes e instituições interessadas em conhecer o metrô baiano. A estreia da visita técnica virtual contou com a participação de 50 alunos de cursos de engenharias, do Senai Cimatec. O encontro online teve transmissão ao vivo através de uma plataforma digital e duração de 2 horas. “O Embarque virtual foi criado em função do atual cenário, mas esse novo roteiro online irá continuar quando tudo isso passar. A ideia é ampliar a abrangência do programa de visitas e levar o know how da CCR Metrô Bahia para outros estados. Assim, instituições de ensino e estudantes de todo o país poderão entender o “jeito de fazer” do metrô baiano”, destaca o agente Felipe Maia, mediador das visitas virtuais.

 

Os alunos e o professor da disciplina têm acesso ao conteúdo exclusivo por meio de um link disponibilizado pela concessionária. Durante o encontro, são apresentados os bastidores do metrô como o Centro de Controle Operacional (CCO) e a manutenção com o apoio de colaboradores dessas respectivas áreas. Também foi possível conhecer os principais equipamentos e procedimentos, e tirar dúvidas técnicas. Todos receberam certificado de participação.


A agenda para marcação de visitas técnicas virtuais está aberta à comunidade acadêmica. Basta fazer a solicitação através do site da CCR Metrô Bahia (www.ccrmetrobahia.com.br) ou da Ouvidoria (0800 071 8020), com antecedência mínima de 10 dias. Para participar, a turma deve ter entre 20 e 60 alunos. As visitas acontecerão às terças, quintas e sextas-feiras, às 9h e às 14h, com duração de duas horas.

 

O Embarque


Criado em 2014, durante a fase de obras de implantação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, o programa de visitas Embarque já recebeu mais de 20 mil visitantes entre crianças, jovens e professores de toda a Bahia e outros estados do Brasil. A iniciativa visa contribuir com a formação acadêmica e cidadã de jovens e fortalecer a cultura do metrô baiano. Através de dois roteiros, “Embarque na Operação” e “Embarque nos Bastidores”, o programa apresenta o metrô, a tecnologia empregada, bem como a expertise da CCR Metrô Bahia que tem como premissas a qualidade e o atendimento na prestação do serviço de transporte público.