Tecnologia

IF Baiano lança podcast especial no Dia Internacional da Mulher

Quarto episódio do podcast Papo Ciência discute o tema "Mulheres na Ciência", com a presença de pesquisadoras do IF Baiano e Uesb
Bianca Britto , Salvador | 08/03/2020 às 16:01
IF Baiano lança podcast especial no Dia Internacional da Mulher
Foto: Divulgação

O programa Papo Ciência, podcast de divulgação científica produzido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), lança hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, episódio especial com o tema “Mulheres na Ciência”.

  O tema foi discutido com o objetivo de inspirar e incentivar meninas e mulheres a participarem da Ciência. Para debater o assunto e colaborar com a iniciativa, as convidadas Felizarda Bebé, pesquisadora do IF Baiano que atua nas áreas de agroecologia e produção orgânica, e Sylvana Matsumoto, pesquisadora da Uesb, especialista na área de agronomia, com ênfase em fisiologia de plantas cultivadas, expuseram suas vivências científicas, as dificuldades e as contribuições em suas áreas de pesquisa durante suas carreiras.

  “O que mais me fez ser pesquisadora foi ser orientada por uma mulher em meus projetos quando eu era aluna e o que me estimula ainda hoje é perceber que minhas alunas se sentem estimuladas à carreira da pesquisa por serem orientadas por mim, ou seja, por uma mulher”, comenta a professora Felizarda Bebé que tem quase 20 anos na carreira.

Para a professora, discutir o tema “Mulheres na Ciência” é de fundamental importância no processo de colaborar e incentivar pesquisadoras, tanto a continuarem seus trabalhos, quanto a começarem a realizar. “Mesmo diante das barreiras que foram criadas com o processo histórico da mulher na academia, é importante que elas sejam incentivadas a pesquisar, pois a pesquisa é libertadora”.

  A promoção da equidade de gênero na Ciência é um dos desafios globais do nosso tempo, sobretudo nas áreas das ciências da natureza, tecnologia, engenharia e matemática. Dados recentes fornecidos pela UNESCO mostram que ainda há um longo caminho a ser percorrido nesse sentido, já que menos de 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres. Ainda segundo a pesquisa, o número de mulheres sendo reconhecidas nessas permanece desigual.

  Para a pesquisadora da Uesb, Sylvana Matsumoto, por conta de fatores históricos, hoje, mesmo sendo possível observar muitas mulheres sendo pesquisadoras, “ainda é raro perceber mulheres atuando na pesquisa em cargos altos, em posições de gestão e liderança”.

  No Dia Internacional da Mulher, o IF Baiano lança esse episódio rico em informação, no qual as pesquisadoras falam sobre suas experiências na área, personalidades femininas de destaque na ciência, além de comentarem sobre os grandes feitos que mulheres têm realizado nos espaços acadêmicos.

  Sobre o projeto – Realizado pelo IF Baiano, o Papo Ciência é um projeto da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, apoiado pelo CNPq e MCTIC, sobre assuntos ligados ao tema da #SNCT2019: Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável.