Tecnologia

NOVO VIDEO DE SÊO FRANCO NO CANAL YOUTUBE MOSTRA CONSTRUÇÃO MEDIEVAL

Assista o vídeo de Sêo Franco, comente, sugira, dê dicas para ele gravar novos videos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/12/2019 às 13:51
Sêo Franco na Ponte dos Serranos, Valencia, ES
Foto: Tasso Filho
  O novo video de Sêo Franco, el sincero, fala de cultura sobre uma construção medieval, em Valencia, Espanha, a Ponte del Serrans (Ponte ou porta de entrada da cidade Norte, do Serrano) que era o local desde a época da ocupação romana, depois visigódica e com os árabes que servia de via e área amuralha as margens do rio Túria que serpenteava a localidade e era o divisor dos territórios, dentro e fora da muralha.

   Essa construção medieval que se vê na foto data de 1391 construção orientada pelo mestre Pere Balaguer, obra que durou 6 anos e tem 159 m de comprimento, 11.2 m de largura e paredes com 40 a 60 cm de largura, porta principal de madeira e ferro, fosso, altura de 40 metros com seteiras para artilheiros de flechas, lanças e outros artefatos. 

   É uma construção monumental que foi reconstruida em 1518 em pedra por Juan Bautista Cabrera, com 9 arcos, em estilo gótico valenciano. E, hoje, fica situada numa via expressa das mais movimentadas de Valencia. Vê-se, portanto, que o local sempre foi estratégios (e é) na cidade de Valencia. 

   Também hoje o Rio Túria que inundava a cidade foi desviado e no seu leito, na área urbana, se transformou num jardim, os Jardins do Túria, o maior da Europa, com árvores, áreas para cooper, campos de futebol, quadradas volei e basquete, uma obra fantástica.

   "O que mostro neste video é apenas o que representou uma torre, uma muralha, numa cidade que tem mais de 2.100 anos para a sua defesa e também como porta de entrada da localidade", diz Sêo Franco.