Tecnologia

PRÉ-PROJETO DA PONTE COMEÇOU NA GESTÃO WAGNER COM PINHEIRO NA SEPLAN

Pré-projeto completa 10 anos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 13/12/2019 às 12:09
Walter Pinheiro de novo na Seplan. É o retorno da história que se iniciou em 2010.
Foto: DIV
   O projeto da ponte Salvador-Itaparica nunca saiu do papel, mas, hoje, deu um passo importante para sair com a definição de um consórcio de empresas da China para realizar a obra. Esse pré-projeto começou em 2010, lá se vão 10 anos, ainda quando Walter Pinheiro era secretário do Planejamento do governo de Jaques Wagner.

  Dai que o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, hoje, comemorou o resultado do leilão para construção da ponte Salvador - Ilha de Itaparica, realizado nesta sexta-feira (13), na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. O certame definiu o Consórcio Ponte Salvador Itaparica, integrado por três empresas chinesas, como o vencedor. A licitação foi acompanhada pelo governador Rui Costa.

   “Este é um importante projeto de desenvolvimento do nosso estado. Ele teve seu nascedouro na Seplan, quando em 2010 lançamos o PMI – Processo de Manifestação de Interesse - para que interessados realizassem estudos de viabilidade técnica, ambiental, econômico-financeira e jurídica, para estruturar um anteprojeto de construção e concessão da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica e todo o Sistema Viário Oeste”, lembra Pinheiro, que também era titular do Planejamento à época do PMI.

 “Estamos criando um novo vetor de desenvolvimento para a Bahia, encurtando distâncias e diminuindo o tempo de deslocamento entre diversas regiões do Estado, integrando a eficiência logística com o desenvolvimento socioeconômico e urbano”, completou o secretário.

  A história é sempre bom ser lembrada para que algumas personalidades não fiquem esquecidas. Fizeram isso com o Metrô iniciado na gestão Antonio Imbassaby/Marcos Medrado e concluida a primeira linha acesso Norte a Lapa na gestão João Henrique/João Leão, hoje, retirados da história. Pra que Pinheiro também não fique esquecido vai essa lembrança. (TF)