Tecnologia

MISTÉRIO DO ÓLEO EM PRAIAS DO NE: MINISTRO DIZ QUE É POLUIÇÃO DIFUSA

O mistério do óleo continua e o ministro Salles diz que não há negligência (Informações do G1)
Da Redação , Salvador | 16/10/2019 às 17:47
Mistério do óleo já afeta praias daBahia
Foto: ALBA
    O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que as manchas de óleo nas praias do Nordeste são um caso de poluição difusa sem precedente. Ele esteve em Salvador nesta quarta-feira (16), quando fez um sobrevoo no litoral da Bahia. As informações são do site G1. 

"O problema é que é um caso sem precedentes, cuja origem do óleo é desconhecida. Já se sabe que o óleo não é brasileiro, que tem provavelmente origem venezuelana, mas não se sabe como ele vazou para o litoral brasileiro. Isso dificulta, portanto, medidas de contenção. Aquelas medidas de contenção que podem ser pertinentes nos casos de determinado acidente, conhecida a origem, não são necessariamente pertinentes num caso de poluição difusa como estamos vendo aqui", disse.

Salles destacou que os órgãos que fazem monitoramento das manchas continuarão com os trabalhos, enquanto medidas de contenção eficientes não são aplicadas.

"Temos que avançar com as operações, monitoramento permanente – como tem sido feito desde o início de setembro –, recolhimento do material, a destinação adequada e todos os esforços do governo federal e também precisamos do apoio dos governos estaduais e dos municípios. É um trabalho conjunto. A Defesa Civil também atua, o Ibama, ICMBio, Marinha, enfim, todos os órgãos estão envolvidos nesse esforço", pontuou.

"Não há nenhuma demora de nenhum órgão. Tanto o Ibama, quanto o ICMBio, a Marinha e os órgãos todos envolvidos estão trabalhando de maneira ininterrupta, desde o início do aparecimento das manchas, no dia 2 de setembro e em diante. Não se poupou nenhum esforço".

Depois do sobrevoo no litoral da Bahia, o ministro disse que um novo monitoramento será feito durante esta tarde, e que ele e a equipe se deslocarão para outros estados do Nordeste.