Tecnologia

Fórum de Cidades Digitais em Alagoinhas reúne 20 municípios

Encontro discute a modernização dos municípios do Nordeste e Litoral Norte baiano
Imprensa Rede Cidade Digital , Salvador | 08/08/2019 às 18:38
Encontro discute a modernização dos municípios do Nordeste e Litoral Norte baiano
Foto: divulgação
Além de investir em tecnologia e na melhoria dos serviços públicos, Alagoinhas iniciou nesta quinta-feira (08) um movimento para conectar a região, ao sediar o I Fórum de Cidades Digitais do Nordeste Baiano, evento promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal e Sebrae-BA, que reuniu prefeitos e gestores públicos de 20 localidades. “No ano passado recebemos um prêmio em Feira de Santana e hoje nós temos o orgulho de apresentar a cidade digital em Alagoinhas. Nós somos um polo industrial, uma cidade emergente e que precisa da inovação e da tecnologia para avançar cada vez mais”, disse o prefeito Joaquim Neto durante abertura.   
Segundo o coordenador de Tecnologia de Alagoinhas, Anderson Ramos, o processo de modernização do município de 150 mil habitantes começou em 2017, passando desde o investimento em infraestrutura até a inserção do município no meio virtual, fazendo com que Alagoinhas saísse das últimas posições no ranking de transparência para a sétima colocação no Estado.
Entre as ações em andamento, Alagoinhas fomenta a inclusão digital através da disponibilização de internet gratuita nos espaços públicos. Nas duas praças que contam com o serviço, são 10 mil usuários cadastrados. “Estamos trabalhando para estender para todas as praças e pontos públicos, para facilitar também que a população tenha acesso às informações da Prefeitura”, observa.
Segundo ele, os próximos passos de Alagoinhas na era digital envolvem a implantação de uma rede própria de fibra óptica para conectar os prédios públicos, substituindo a infraestrutura atual terceirizada, a adoção da Prefeitura sem papel e a criação de um aplicativo que receba as demandas da população e possibilite, por exemplo, o agendamento de consultas na Saúde e matrículas online nas Escolas municipais.
Outro município que investe em tecnologia para melhorar os seus processos é São Francisco do Conde. O diretor de TI da Secretaria de Saúde do município, Gilvan Silva, destaca que a implantação do prontuário eletrônico vem resultando em aumento dos repasses, além de melhorias no atendimento à população. “Quando você monitora, você tem dados e aí começa a se planejar”, frisa Silva.
Uma gestão conectada também resulta em crescimento econômico, conforme ressalta o gestor de Políticas Públicas do Sebrae-BA – Unidade Regional Salvador, João Paulo Lima. “A desburocratização dos processos já elimina vários gargalos. Isso é uma realidade em todos os municípios. A tecnologia e a questão da inclusão digital facilitam neste sentido e também na questão pós-abertura de empresas, na qualidade e na capacitação desses empreendedores, por levar com mais facilidade as informações”.
Projetos Inovadores – Sete municípios receberam o título de Projeto Inovador, por iniciativas tecnológicas em andamento nas localidades. Conforme explica o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é valorizar os gestores que entendem a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação para maior eficiência dos serviços prestados. “Tecnologia deve ser vista como estratégica para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, lembra.
Amargosa é outro município que tem utilizado a tecnologia para melhorar a gestão pública, com destaque para o SIM (Sistema Integrado de Informação Municipal), ferramenta utilizada pelos setores estratégicos da administração pública nas áreas de atendimento ao cidadão, almoxarifado, compras, diárias, financeiro, licitações, gestão de pessoas, patrimônio, protocolo e vigilância sanitária. “O avanço das tecnologias está nos colocando o desafio como a gente pensa e atua na gestão pública”, afirmou o prefeito Júlio Pinheiro.

 

Projeto Inovador – Nordeste Baiano

 

Alagoinhas – Portal da Transparência

 

Amargosa – Desburocratização da Gestão Municipal

 

Conceição do Coité – Comunicação Digital

 

Euclides da Cunha – Sistema próprio de regulação em Saúde

 

Irecê – Modernização do Site Institucional

 

São Francisco do Conde – Prontuário Eletrônico

 

Nova Fátima – SIGIP – (Sistema de Informação e Gestão Integrada Policial)

 

O evento teve o patrocínio da Exati e CMT Tecnologia, além do apoio da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional Bahia (ASSESPRO-BA), da Churrascaria Baita Tchê Alagoinhas e do Canal Gerência Pública.