Tecnologia

Fique atento a novo golpe no Facebook

A fraude promete vagas de emprego falsas
Nara Franco , Rio de Janeiro | 19/06/2019 às 07:37
Facebook
Foto: divulgação
O dfndr lab, divisão de pesquisa da fabricante de antivírus PSafe, publicou um alerta sobre um golpe disseminado no Facebook para roubar perfis. De acordo com a PSafe, a fraude promete vagas de emprego falsas para convencer os usuários a acessarem o link da fraude, que é publicado em 'lives' (transmissões ao vivo) de pessoas famosas.
Se a vítima seguir as orientações da página falsa e copiar o código, os criminosos terão acesso ao perfil. No site falso, a vítima recebe uma solicitação para copiar e colar um código para "continuar". Caso faça isso, o usuário cederá seu acesso ao Facebook para um outro positivo, permitindo que os golpistas acessem o perfil.
Além de colar o código que pode comprometer seu perfil do Facebook, a vítima também é convidada a preencher um formulário com seus dados pessoais para supostamente participar de um "concurso" para ganhar assinaturas grátis dos serviços de streaming de mídia, como Spotify e Netflix.
"Acredito que o êxito da fraude esteja relacionado diretamente ao impulsionamento das postagens no Facebook, usando como pretexto a inscrição em processos seletivos de vagas de emprego", disse o diretor do dfndr lab Emilio Simoni. 
Usuários devem ter cuidado ao seguir orientações em links publicados em redes sociais, principalmente quando essas orientações não têm relação com o que foi ofertado (como a vaga de emprego). O site do dfndr lab também possui uma função de checagem de links.
  Com informações do G1.