Tecnologia

Instaladas câmeras de videomonitoramento no centro comercial de Ilhéus

O sistema dará suporte à transmissão das imagens até a central de videomonitoramento em tempo real
Secom Ilhéus , Ilhéus | 14/06/2019 às 16:51
Instaladas câmeras de videomonitoramento no centro comercial de Ilhéus
Foto: divulgação
Durante o mês de março anunciamos aqui que a parceria entre a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo, antiga Sedic, e a empresa provedora de sistemas de telecomunicações, Turkeynet, instalaria câmeras de videomonitoramento na região central da cidade. A parceria deu certo e a primeira etapa foi implantada, e agora, comerciantes e população comprovam a eficácia da tecnologia.  
A iniciativa piloto foi implantada no Calçadão Jorge Amado (Centro Histórico) e nas ruas Marquês de Paranaguá e Dom Pedro II, pela fibra ótica instalada pela Turkeynet. Já a Bem-te-vi é a empresa responsável pelo monitoramento das câmeras, que somam um total de 26, todas em pleno funcionamento. O reforço chamou a atenção dos empresários. Segundo eles, comerciantes e consumidores sofriam com os roubos e arrombamentos.
A tecnologia implantada foi elogiada pelo novo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jerbson Moraes, que destacou o papel importante de o município estabelecer parcerias que colaboram com a segurança não apenas das empresas, mas, também das pessoas. “O sistema permitirá um trabalho com foco na investigação, uma vez que as imagens serão compartilhadas, inclusive com as delegacias de polícia”, opinou.
Eficiência – O sistema dará suporte à transmissão das imagens até a central de videomonitoramento em tempo real, com a criação de rede de comunicação de alta velocidade, preferencialmente de fibra óptica, segundo informações do superintendente de Indústria e Comércio, Paulo Sérgio. Os custos de implantação do sistema foram de responsabilidade da empresa Turkeynet. Após cumpridas as fases de testes, o sistema poderá ser comercializado.
No bojo do certame, a Prefeitura exigiu como contrapartida o fornecimento de internet wi-fi gratuita à população que circula pelo local de cobertura, que acontecerá na segunda etapa da implantação. A Turkeynet atua no mercado desde junho de 2013, com soluções em Telecomunicações para os mercados residenciais, corporativos e provedores, comércio de produtos de informática e diversos serviços na área de Informática e assistência técnica de computadores.