Tecnologia

Hub Salvador recebe maior evento de startups do mundo

Evento acontece na próxima segunda-feira(11)
Secom Salvador , Salvador | 07/03/2019 às 17:31
Hub Salvador
Foto: Bruno Concha/Secom

Na próxima segunda-feira (11), a partir das 13h30, o Hub Salvador vai ser palco do maior multi-evento de startups do mundo: o Startup Europe Week 2019. O evento, que acontece simultaneamente em diversos países, tem o objetivo de apresentar aos empreendedores todo o suporte que a comunidade pode oferecer para o desenvolvimento dos negócios. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas no site bit.ly/startupeuropessa.   

Em 2018, o encontro reuniu empreendedores de 300 cidades em 50 países diferentes. No Brasil, São Paulo foi a única cidade que marcou presença. Este ano, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), com apoio da Secretaria de Cidade Sustentável, Inovação e Resiliência (Secis) e do Sebrae, conseguiu trazer o evento para Salvador. 

“Poder receber um evento desse porte em Salvador vai permitir a conexão da nossa comunidade com outros ecossistemas internacionais. Essa é uma grande conquista e mostra que estamos no caminho certo. Quando criamos o Hub, o objetivo era exatamente proporcionar essas experiências”, comemora o diretor de Parceria Público-Privada da Sedur, Gustavo Menezes. 

A abertura do evento será transmitida ao vivo e simultaneamente com as cidades de Múrcia, na Espanha, e Liberec, na República Tcheca. Em seguida serão realizadas palestras e workshops com instituições financeiras, aceleradoras, representantes do poder público e universidades, focando nas oportunidades que o ecossistema oferece para as startups. 

O secretário da Secis, André Fraga, ressalta a importância dessas conexões para o desenvolvimento das startups. “Esse tipo de intercâmbio é importante para as startups locais porque é a oportunidade que elas têm de trocar experiências com investidores, empresários e receber o suporte, por exemplo, de como obter recursos. Sem dúvida é uma boa oportunidade de desenvolvimento de negócio”.

 

Confira o cronograma completo:

 

* 14h20 às 15h10 – Como a setor público pode apoiar a sua startup?

Participantes: André Fraga (SECIS), Gustavo Menezes (SEDUR), José Soares (SEBRAE) e Alzir Mahl(FAPESB)

Mediador: Eduardo Lobo (ABAStartups)

 

* 15h10 às 15h50 – Os suportes das aceleradoras e hubs de inovação no tracionamento da sua startup. 

Participantes: Moacy Veiga (Hub Salvador), Rodrigo Paolilo (Rede +) e Flávio Marinho (CIMATEC)

Mediador: Eduardo Lobo (ABAStartups)

 

* 16h00 às 16h40 – O papel das universidades no surgimento de novas ideias.

Participantes: Eduardo Lobo (ABAStartups), Marcelo Dultra (UNIFACS), Paulo Pietrobon (UFBA), João Simplício (Unijorge)

Mediador: Eduardo Lobo (ABAStartups)

 

* 17h10 – 18h00: Como buscar financiamento para a sua startup?

Participantes: Gabriel Salgado (Hubine), Pierre Schurmann (Bossa Nova), Moacy Veiga (Lighthouse) e Lucas Nogueira (inovaBra/Bradesco) 

Mediador: Eduardo Lobo (ABAStartups)