Tecnologia

Apps transporte não reduzem passageiros nos ônibus, diz UBER

Cias de transportes se mobilizam em todo os país
Nara Franco , Rio de Janeiro | 13/12/2018 às 12:42

Aplicativos de transporte como Uber, 99 e Cabify têm ocupando cada vez mais espaço na rotina das pessoas. Pesquisa realizada pelo Metrô de São Paulo revelou que menos pessoas estao andando de ônibus, optando pelos aplicativos. O estudo é tido como o maior do gênero em mobilidade no país e é feito a cada 10 anos. 

Enquanto as viagens de ônibus caíram neste intervalo  - passaram de 9 milhões para 8,6 milhões por dia - o total de viagens realizadas diariamente pelo Metrô saltou de 2,2 milhões para 3,4 milhões. No mesmo período, os deslocamentos de trem passaram de 800 mil para 1,3 milhão por dia. É a primeira vez que o estudo avalia as viagens feitas por aplicativos. Segundo o Metrô, a categoria já soma 362,4 mil viagens por dia, um número três vezes maior na comparação das corridas feitas com os táxis, que contabilizam 112,9 mil viagens.
A popularização dos aplicativos, entretanto, não significou queda no uso dos táxis. O estudo é um dos principais retratos da mobilidade da região metropolitana em São Paulo, com entrevistas feitas em 32 mil domicílios. Vale lembrar que o estudo do Metrô é divulgado dias depois da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) alegar que o Uber representa uma “concorrência desleal” contra os ônibusSegundo informacoes do UOL Tecnologia, as companhias de ônibus agora estão notificando prefeituras pelo País para agirem em relação a tais aplicativos de mobilidade urbana. São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro estão entre os municípios notificados. 

Com informações do IDG Now.

   COMENTÁRIO      

VEJA Explicação da Ideal H + K Strategies que atende Uber: a Pesquisa Origem e Destino, realizada pelo Metrô de SP, não tem nenhum dado que comprove a redução de passageiros de ônibus por conta da utilização de aplicativos. Na verdade, ela mostra um crescimento significativo de usuários de metrô e trens, devido a abertura de novas linhas, e, além disso, mediram pela primeira vez o uso dos apps, mas não a migração de usuários.