Tecnologia

OS DRONES SUBAQUÁTICOS QUE ENCONTRAM O SUBMARINO ARGENTINO

Alta tecnologia para encontra o Ara San Juan no fundo do mar 907 m de profundidade
NF , Salvador | 18/11/2018 às 14:38
Drones podem descer até 6000 metros de profundidade
Foto: Marinha Argentina
A empresa de exploração submarina Ocean Infinity foi contratada pela Marinha da Argentina para realizar as buscas do submarino ARA San Juan, que desapareceu em novembro de 2017 com 44 tripulantes. 

Neste sábado, a Marinha argentina anunciou que o submarino foi encontrado a mais de 800 metros de profundidade, no Oceano Atlântico.

As buscas no fundo do Oceano Atlântico começaram a cerca de 300 milhas náuticas da cidade portuária de Comodoro Rivadavia, no sul da Argentina.

A operação envolveu o navio Seabed Constructor, construído nos estaleiros de Bergen, na Noruega, onde a empresa tem sua base de operações. O navio tem 115 metros de comprimento e 22 metros de largura. Além de um heliporto, ele possui tecnologia de ponta.
 
Ele também tem um laboratório com computadores de última geração, braços mecânicos, lanchas rápidas, guindastes de 250 toneladas e uma velocidade de exploração de 1.200 quilômetros, segundo o site da Marinha da Argentina.
No entanto, os equipamentos cruciais usados para encontrar o San Juan foram os veículos submarinos autônomos (AUV, na sigla em inglês), também conhecidos como "drones subaquáticos".

A empresa Ocean Infinity diz que seus "drones" são os mais avançados do mundo, com uma capacidade de operar em uma profundidade de até 6.000 metros.

Além dos funcionários, oficiais da Marinha da Argentina também participaram das buscas. Quatro familiares da tripulação do submarino também estavam a bordo.

A operação da Ocean Infinity também teve apoio de várias entidades para determinar a zona de busca do submarino, como a Marinha Argentina e a Marinha Real do Reino Unido.

Cada diária do Seabed Constructor custou 50 mil dólares por dia (R$ 186 mil) ao governo da Argentina. Toda a operação saiu por 7,5 milhões de dólares.