Tecnologia

Pessoas com deficiência intelectual recebem orientações sobre trânsito

Pessoas com deficiência intelectual recebem orientações sobre trânsito no Detran
Da Redação , Salvador | 28/09/2018 às 17:16
Uma belissima ação do Detran
Foto:

Com o objetivo de oferecer acessibilidade e segurança no tráfego a pessoas com deficiência intelectual, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) promoveu, nesta semana, ações pedagógicas no espaço interativo do órgão, na Avenida ACM, em Salvador. O órgão recebeu a visita de 60 alunos do Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA) e do Centro Pestalozzi. Jovens e adultos com baixa cognição, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e autistas tiveram aulas especiais sobre segurança viária e cidadania.

Kátia Batista, 57 anos, tem déficit cognitivo e age e entende o mundo como uma garota de 10 anos. Diariamente, ela pega sozinha dois ônibus para ir ao CEEBA, em Nazaré, e voltar para casa, que fica no Engenho Velho de Brotas. No Detran, a estudante foi orientada por instrutores sobre situações cotidianas, como atravessar ruas e passarelas movimentadas, sem o risco de acidentes, por meio de uma técnica que usa cores, sons, animação e teatro.

A mãe da aluna, Elisabete Batista, 74 anos, acompanhou a filha na visita e aprovou a experiência. “Essa iniciativa é excelente. Minha filha ficou bem atenta a tudo que foi ensinado. Soube que outros colegas dela já foram atropelados ou se perderam e fico feliz em nunca ter tido problemas”.

Para a psicopedagoga do CEEBA, Maria de Fátima Costa, “os recursos lúdicos usados pelo órgão de trânsito ajudam a fixar o conhecimento, provocando uma mudança visível na postura dos alunos”. O Detran promove atividades interativas para aproximadamente três mil estudantes do ensino fundamental, por ano, incluindo alunos especiais.