Tecnologia

FURACÃO FLORENCE chega a Carolina Norte e deixa milhares desabrigados

Com informações do NYT
Da Redação ,  Salvador | 14/09/2018 às 10:07
Furacão perde força mas é devastador
Foto: Rep NYT

O furacão Florence, que castigava a costa da Carolina do Norte com ventos fortes e chuva ofuscante, chegou a terra firme na manhã de sexta-feira, já tendo causado tempestades perigosas de vários metros nas praias e cidades fluviais.

O olho da tempestade chegou à praia de Wrightsville Beach, NC, a leste de Wilmington, com ventos de cerca de 145 km / h. Na cidade ribeirinha de New Bern, equipes de resgate de emergência tentavam alcançar centenas de moradores presos em carros, telhados e nos sótãos, enquanto o rio Neuse transbordava e inundava a cidade.

Aqui estão os últimos desenvolvimentos:

• A tempestade, que foi rebaixada para a categoria 1 na quinta-feira, chegou ao continente por volta das 7h15. Enquanto os ventos enfraqueceram em intensidade com o furacão se aproximando da costa, os meteorologistas alertaram que as chuvas podem ser o perigo real da tempestade. Espera-se que se mova lentamente para o sudoeste na Carolina do Sul antes de virar para o norte. Acompanhe a localização da tempestade aqui.

Cerca de 60 pessoas foram evacuadas de um hotel em Jacksonville, NC, informou a mídia local, depois que os fortes ventos da tempestade ameaçaram a integridade estrutural do prédio. Veja como é o vento forte na costa.

• O surto de tempestade chegou a dois metros em Emerald Isle, N.C., e pode subir até 11 pés em outros lugares, enquanto a precipitação de até 40 polegadas deverá causar inundações no interior.

• Mais de 400.000 pessoas perderam o poder na Carolina do Norte, enquanto as autoridades em Onslow County relataram "grandes danos estruturais a residências, empresas e instituições" até a meia-noite de sexta-feira.

• Florence está provando ser um gigante pesado, rastejando ao longo da costa enquanto despeja chuva sobre as Carolinas. A ansiedade é alta em cidades tão distantes do interior quanto Greenville, N.C., onde os moradores se prepararam para o surto de chuva e tempestade. Leia mais sobre as inundações esperadas aqui.

• Mais de 4.500 pessoas se internaram em abrigos na Carolina do Sul, e as autoridades disseram que tinham espaço para mais de 34 mil em 64 abrigos. A Carolina do Norte abriu 126 abrigos para cerca de 12 mil pessoas e está tentando abrir mais. Veja como é o interior.

• Perguntamos aos leitores que vivem no caminho projetado de Florença o que estão fazendo pela tempestade. Leia sobre suas experiências.

• O Times está oferecendo acesso aberto e ilimitado à nossa cobertura do furacão Florence e do tufão Mangkhut. Veja o resto da nossa cobertura aqui.

150 pedidos de ajuda como inundações de New Bern
Em New Bern, autoridades municipais disseram que as equipes de resgate de emergência estavam tentando atingir centenas de moradores presos em carros, telhados e nos sótãos enquanto o rio Neuse transbordava e inundava a cidade.

O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de inundação para a área, onde o nível da água foi medido em quase 10 pés. Craven County, que inclui New Bern, emitiu uma ordem de evacuação obrigatória na tarde de terça-feira