Tecnologia

Painéis de energia solar são instalados em colégios estaduais na Bahia


Segundo o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, além da redução dos custos, a implantação do sistema de geração de energia solar nas escolas fortalece o eixo pedagógic
Da Redação , Salvador | 12/08/2018 às 18:59
Painel solar em escola do interior do estado
Foto:

Colégios da rede estadual de educação estão recebendo sistemas de geração solar fotovoltaicos, em uma ação desenvolvida pela Coelba em parceria com a Secretaria da Educação do Estado, por meio do Programa de Eficiência Energética da distribuidora. O objetivo é promover o uso racional e eficiente de energia elétrica, combater o desperdício e criar hábitos e práticas racionais com o uso de energia elétrica. Os colégios estaduais Leopoldo dos Reis, no Cabula, e Fernando Macedo Costa, em Cajazeiras, foram os primeiros a receberem os equipamentos. Cerca de 20 escolas devem ser alcançadas na próxima etapa do projeto.

No Colégio Estadual Fernando Macedo Costa foram instaladas 16 placas com os equipamentos que compõem o sistema de geração solar, que já estão funcionando há dois meses. “O impacto na conta de energia já é muito perceptível com a redução da conta da escola em mais de 30%, mas esta diminuição é progressiva. Porém, o mais importante é o efeito no eixo pedagógico, uma vez que toda a comunidade escolar ganhou a consciência da importância das energias renováveis, criando o interesse dos estudantes pelo tema”, destacou o vice-diretor Ângelo Souza Oliveira. O gestor disse ainda que antes de receber os painéis, a escola teve todas suas lâmpadas trocadas por LED.

O sistema também foi instalado no Colégio Estadual Leopoldo dos Reis. “Neste momento, a Coelba está trabalhando aqui, trocando o padrão de entrada da energia para que na próxima semana já possamos contar com o pleno funcionamento dos equipamentos. Antes, houve a troca das lâmpadas por LED em toda a unidade escolar, o que já gerou uma economia de 30% na conta de luz. Nossa expectativa é que o custo mensal seja reduzido em 95% a partir do uso da energia solar”, destacou o diretor da escola, Derivaldo de Santana da Silva.

Segundo o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, além da redução dos custos, a implantação do sistema de geração de energia solar nas escolas fortalece o eixo pedagógico. “A Bahia é o estado com maior potencial solar do país e o aproveitamento deste recurso para as escolas vai além da implantação de equipamentos. Estamos implantando na rede de educação profissional cursos para que possamos formar estudantes para atendimento das demandas do setor, que tem crescido em diversos países e que passa a demandar cada vez mais mão de obra qualificada na Bahia”, afirmou.