Tecnologia

No ar, a Rádio MP da Bahia, novo canal de comunicação via web

No ar, a Rádio MP da Bahia, novo canal de comunicação via web
MP , Salvador | 06/08/2018 às 19:25
Rádio do MP BA
Foto:
O Ministério Público agora conta com mais um veículo de comunicação: a Rádio MP da Bahia. A novidade foi lançada hoje, dia 6 de agosto, e está acessível para qualquer cidadão através da web. Basta acessar o endereço www.radiompdabahia.com.br ou baixar o aplicativo da rádio no celular. O canal reúne a centenária invenção do rádio, meio de comunicação popular e democrático, às mais modernas tecnologias de transmissão sonora. Ela funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, com conteúdos musicais, notícias e informações institucionais. 

Um estúdio foi instalado na sede do Ministério Público baiano, na Central Integrada de Comunicação Social, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. Na inauguração, a procuradora-Geral de Justiça Ediene Lousado destacou o papel da rádio na aproximação do MP com a sociedade. “Aliar rádio a um meio de comunicação tão moderno quanto a web permite trazer um resultado bem positivo na comunicação do MP com sociedade, seja com o morador de um município distante ou de qualquer bairro de salvador”, frisou a PGJ.

A assessora de Imprensa do MP, Aline D’Eça, apresentou a rádio e disse que ela faz parte de um projeto maior, o ‘Comunicação Mais Social’. “A ideia é fazer as informações do MP chegarem a mais pessoas, de diversas faixas etárias e classes sociais”, destacou. A programação pode ser ouvida pela internet no endereço www.radiompdabahia.com.br, onde também é possível acessar, baixar e compartilhar notícias, entrevistas e materiais especiais de divulgação do Ministério Público. O ouvinte ainda tem a opção de ouvir a rádio por meio do telefone celular. Basta baixar o aplicativo Rádio MP da Bahia nas plataformas iOS ou Android, nas lojas da App Store e Google Play, respectivamente. O download é gratuito. A tecnologia adotada pela rádio permite que ela funcione sem qualquer interrupção em caso de queda de energia elétrica ou de internet e que pessoas com deficiência visual também possam acessá-la.

DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO JORNALÍSTICO

As matérias jornalísticas produzidas pela Rádio MP da Bahia serão distribuídas para 2.200 emissoras AM e FM afiliadas da Agência Radioweb em todo o Brasil. Deste total, 160 são da Bahia, com alcance de 8,5 milhões de habitantes.  As rádios baianas que tiverem interesse em acessar os conteúdos podem acessar o site www.agenciaradioweb.com.br e efetuar o cadastro.

Os conteúdos jornalísticos da Rádio MP da Bahia já estão em produção desde o último mês de junho, com ótima aceitação. Somente em julho, foram produzidas 21 matérias de rádio, divulgadas 1.634 vezes em emissoras de AM e FM de todo o país. A cobertura atingiu 614 emissoras localizadas em 517 municípios do Brasil. Na Bahia, os conteúdos alcançaram 107 rádios de 88 municípios.  Foram mais de 54 horas de exposição, o que equivaleria a aproximadamente R$ 130 mil em mídia espontânea.

PROGRAMAÇÃO

Os blocos musicais da Rádio MP da Bahia incluem estilos MPB, POP nacional e internacional, música baiana e nordestina, reggae, samba, entre outros gêneros. A programação musical é intercalada com notícias sobre ações do Ministério Público, além de uma ampla cobertura nacional sobre saúde, cidadania, meio ambiente, esporte, economia, internacional e previsão do tempo. 

A plástica da Rádio MP da Bahia tem vinhetas institucionais, vinhetas relacionadas aos conteúdos e chamadas institucionais. As vozes que caracterizam a emissora foram emprestadas pelos jornalistas baianos Milena Barreto e Leo Barsan. A voz principal, responsável pela locução e conteúdo jornalístico da Rádio MP da Bahia, é da jornalista Aline Costa, da Agência Radioweb. Ela também comandará a programação musical e será responsável por interagir com os ouvintes, que poderão pedir suas músicas preferidas, oferecê-las para amigos e encaminhar sugestões através do campo comentários no site e no aplicativo da rádio.