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NERVOS DE AÇO: Piloto de voo da Southwest salva os 149 passageiros

Relato do Washington Post
Da Redação ,  Salvador | 19/04/2018 às 11:54
Tammie Jo Shults, de 56 anos, foi militar antes de entrar para a aviação comercial.
Foto: WP
A voz do piloto estava calma, mas concentrada quando seu avião desceu, informando ao controle de tráfego aéreo que ela tinha "149 almas" a bordo e estava carregando 21.000 libras - ou cerca de cinco horas - de combustível.

"Sudoeste 1380, somos motores únicos", disse o capitão Tammie Jo Shults, um ex-piloto de caça da Marinha dos EUA. "Temos parte da aeronave desaparecida, então vamos precisar desacelerar um pouco." Ela pediu que a equipe médica encontrasse sua aeronave na pista. "Temos passageiros feridos".

“Passageiros feridos, ok, e seu avião está fisicamente em chamas?” Perguntou o controlador de tráfego aéreo, segundo o áudio da interação.

"Não, não está pegando fogo, mas parte dele está faltando", disse Shults, parando por um momento. "Eles disseram que há um buraco e alguém saiu."
O motor do avião de Shults, na verdade, explodiu na terça-feira, espalhando estilhaços no avião, fazendo com que uma janela fosse apagada e deixando uma mulher morta e outras sete pessoas feridas.

A reitora do Estado de Fresno, Lynnette Zelezny, realizou uma coletiva de imprensa em 18 de abril depois que Randa Jarrar, uma professora titular, twittou que Barbara Bush era uma “incrível racista”. (Estado de Fresno)

[Uma pessoa está morta depois que o motor falha no vôo da Southwest, forçando o pouso de emergência]

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes disse na quarta-feira que os investigadores examinarão se a fadiga do metal fez com que um motor do Boeing 737-700 ficasse no meio do vôo. A carcaça protetora do motor se rompeu e as peças foram posteriormente recuperadas em campos em Berks County, Pensilvânia, a 70 milhas a noroeste do Aeroporto Internacional da Filadélfia.
A asa do lado do avião onde ocorreu a explosão sofreu danos que a deixaram "muito bem", disse o presidente da NTSB, Robert Sumwalt. A janela da cabine explodiu com tanta força que nenhum dos materiais foi recuperado dentro do avião, desconcertando os investigadores, disse ele.

"Não vimos nenhum fragmento de vidro [que explodiu] - digo vidro, mas é acrílico", disse Sumwalt. "Não encontramos nenhuma evidência de qualquer acrílico quebrado dentro."

No meio do caos, Shults habilmente guiou o avião para a pista, atingindo 190 mph, salvando a vida de 148 pessoas a bordo e evitando uma catástrofe muito pior.

"Ela tem nervos de aço", disse o passageiro Alfred Tumlinson na quarta-feira.

Quando o motor explodiu, Tumlinson, 55, estava sentado com a esposa no lado esquerdo do avião, no segundo corredor da parte de trás. O casal de George West, Texas, enviou mensagens aos seus filhos, dizendo que o avião estava caindo e que eles os amavam.

- Achamos que íamos conseguir? - perguntou Tumlinson, voltando-se para a esposa. "Não."