Tecnologia

China desenvolve sistema de avaliação dos cidadãos no estilo espião

No começo de 2017, 6,15 milhões de chineses estavam proibidos de pegar voos por terem cometido “crimes sociais”.
Nara Franco , Rio de Janeiro | 18/03/2018 às 11:00
O sistema grande espião
Foto:
A China está desenvolvendo um sistema de crédito social que avalia os cidadãos com base em seus comportamentos, inclusive considerando que tipos de produtos eles compram pela internet. O governo anunciou nesta sexta-feira (16) que, a partir de maio, quem tiver pontuações baixas será impedido de viajar de avião ou trem.

Como explica a rede britânica BBC, a nota de um cidadão leva em conta se uma pessoa paga seus impostos em dia, se seus títulos acadêmicos são legítimos, entre outros dados. O sistema de crédito social também abre espaço para que empresas emitam suas pontuações. Oito companhias participam do projeto piloto, incluindo a Sesame Credit, do Alibaba, permitindo que as compras de um cidadão influenciem na plataforma.

Isso significa que uma pessoa que tenha multas em atraso ou um empregador que não pague a previdência social terá restrições de transporte semelhantes a quem espalhou informações falsas sobre terrorismo ou tentou utilizar passagens expiradas, por exemplo. É um sistema unificado, que pode gerar duras penalidades para quem não tiver uma boa pontuação.

Oficialmente, as restrições entram em vigor na China em 1º de maio. Ainda assim, a agência de notícias Reuters diz que há indícios de que o sistema de crédito social vem sendo utilizado pelo governo há bastante tempo: no começo de 2017, 6,15 milhões de chineses estavam proibidos de pegar voos por terem cometido “crimes sociais”.