Tecnologia

Salvador sedia Workshop Internacional Design e Distritos Criativos

Encontro será realizado nesta quarta-feira (20) e traz brasileira aponta entre as oito mais influentes do mundo em Economia Criativa
Gabriel Carvalho , Salvador | 19/09/2017 às 13:35
Salvador sedia Workshop Internacional Design e Distritos Criativos
Foto: div

  Nesta quarta-feira (20), das 08 às 18h, será realizado o I Workshop Internacional Design e Distritos Criativos, em Salvador. O evento ocorrerá no Teatro SESC, Pelourinho, e reunirá alguns dos principais especialistas do mundo em Economia Criativa. 

 

A realização é do Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil, com coordenação-geral e curadoria do Instituto Pensar e curadoria da Garimpo de Soluções

Com todas as vagas de inscrição preenchidas, a programação inclui a realização de palestras e debates com especialistas na criação de modelos inovadores e inspiradores de requalificação urbana e desenvolvimento socioeconômico.

 

As experiências de Lisboa (Portugal), Buenos Aires (Argentina), Medellín (Colômbia) e do Rio de Janeiro serão compartilhadas nas apresentações da assessora especial da Prefeitura de Lisboa Branca Neves, especialista em projetos de design de cidades; do ex-assessor técnico do Sistema de Informação Cultural da Argentina, Alejandro Castañé, gerente de projetos de transformação de cidades, como Sampa Criativa; da gerente de distrito de inovação de Medellín, Ana Isabel Maya; do ex-secretário nacional de economia criativa do Ministério da Cultura, Marcos André Carvalho, que dirigiu um case pioneiro no Brasil, o Rio Criativo; e da assessora em economia criativa para a ONU Ana Carla Fonseca, apontada pelo El País como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.

 

O evento conta com o apoio da Secretaria da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia.

 

NEGÓCIOS CRIATIVOS

 

Segundo definição do SEBRAE, a economia criativa engloba atividades que estão baseadas no conhecimento e produzem bens tangíveis e intangíveis, intelectuais e artísticos, com conteúdo criativo e valor econômico – ou seja, que têm a criatividade e o talento como matéria-prima.  Assim, desde joias e vestuários até jogos a aviões, uma série de produtos e serviços tem valor determinado pelo conhecimento que agrega e pela qualidade do seu design. De acordo com levantamento da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), esse setor possui 239 mil estabelecimentos no Brasil, responsáveis por uma riqueza de R$ 155,6 bilhões em 2015.

 

Nesse contexto, o Workshop Internacional Design e Distritos Criativos marca o início da concepção do primeiro distrito criativo baiano, um projeto de requalificação urbana e desenvolvimento socioeconômico.

Metodologia

 

Os palestrantes farão suas apresentações individuais e, a cada duas apresentações, abrir-se-á um espaço de 30 minutos para perguntas específicas sobre as palestras realizadas. As perguntas deverão ser formuladas em até 2 minutos. Este momento será intermediado por um moderador que fará a seleção das perguntas e as conduzirá aos palestrantes para respostas.

 

Objetivos

 

• Apresentar modelos inovadores e inspiradores, no Brasil e no mundo, de 

requalificação urbana e desenvolvimento socioeconômico ancorados em distritos criativos.

 

• Alinhar entendimentos acerca do que é um distrito criativo.

 

• Provocar reflexões acerca de como lógicas e processos similares aos apresentados poderiam beneficiar distritos criativos na Bahia.

 

• Sensibilizar os participantes quanto à oportunidade de desenvolver um piloto do Projeto Distrito Criativo do Centro Histórico e do Projeto Design Pelô.