Tecnologia

Drone que combate Aedes Aegypti é apresentado na Campus Party Salvador

Aeronave não tripulada lançada por pesquisador baiano irá identificar e tratar criadouros do mosquito em áreas inacessíveis por via terrestre
Da Redação , Salvador | 13/08/2017 às 19:37
Drone no combate a dengue
Foto: Mosquito Zero

Um drone é a mais nova ferramenta de combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador de doenças como dengue, zika e chikungunya. A novidade foi apresentada durante a Campus Party, que acontece em Salvador até domingo, 13 de agosto.
De acordo com o desenvolvedor do projeto, Alex Sandro Correia, o drone será responsável pelo monitoramento espacial em áreas inacessíveis por via terrestre, como terrenos baldios imóveis fechados ou abandonados.  "Além do mapeamento de focos do mosquito, ele também irá fazer o tratamento com larvicida em criadouros como piscinas e caixas d'água, locais que o agende de saúde não tem acesso, contribuindo com a diminuição do índice de infestação predial", observa Alex Sandro. 
Destaque também para a larvicida que equipa o drone. Desenvolvida pela Fiocruz Bahia, a Denguetech é composta por material biológico, o que, segundo o pesquisador, não agride o meio ambiente.
Todas essas funcionalidades serão operadas via o aplicativo Mosquito Zero, também desenvolvido por Alex Sandro e equipe. “Com um smartfone ou tablet, qualquer cidadão poderá tirar uma foto de um possível foco do mosquito e enviar para nossa central de monitoramento. O sistema operacional registrará as coordenadas geográficas do local e as informações coletadas servirão como subsídio para nortear as ações contingência do vetor”, explica Alex. 
Para quem quiser saber mais sobre as inovações desenvolvidas para o combate do mosquito Aedes Aegypti, pode ir até a Agente Espacial Mosquito Zero, que fica em um stand da Unifacs. 

A startup vem se desenvolvendo e inovando em projetos de impacto social e conta com a importante assessoria da incubadora de négocios da faculdade baiana.