Tecnologia

Estudantes da rede estadual levaram mais dois prêmios neste sábado

Campus Party
Da Redação , Salvador | 12/08/2017 às 21:14
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Duas equipes dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador e Itabuna faturaram premiações nas categorias “Programação” e “Design”, na etapa Regional Bahia da Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada na tarde deste sábado (12) na Campus Party.

O prêmio de melhor programação ficou por conta da equipe “Robograma 09”, de Salvador, e o de design foi para a equipe do interior. “Itabuna tinha apenas dois meses de Oficina de Robótica no Centro Juvenil. Então eles conseguiram avançar bem rápido”, destaca o coordenador dos Centros Juvenis, Iuri Rubim. Ele acredita que a premiação é o “reconhecimento de um trabalho que a Secretaria da Educação tem feito porque acredita que a robótica é uma dimensão importante desta educação contemporânea, que é mais conectada com a vida real e com a programação dos objetos”, disse.

Esta premiação deste sábado se soma ao prêmio Maker, conquistado na sexta-feira (11), pelos estudantes da oficina de Robótica no Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista. Para o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, as premiações dos estudantes revelam o protagonismo deles na competição e na Campus Party. “O envolvimento destes estudantes na oficina de robótica desperta o interesse por outras disciplinas associadas a este conteúdo e contribui para a formação do conhecimento, ao mesmo tempo que estimula a vocação para uma área de ponta no mundo da ciência, tecnologia e inovação.Temos trabalhado para fortalecer o eixo pedagógico na rede estadual e os Centros Juvenis de Ciência e Cultura têm a proeza de trabalhar com temas inovadores”, destacou. 

A olimpíada do conhecimento consiste na competição de robôs criados através de kits de robótica, com o uso, por exemplo de Lego. O desafio é construir e programar um robô que desempenha funções em um ambiente simulado, seguindo algumas regras específicas.O objetivo é despertar e estimular o interesse pela robótica e áreas afins e promover a difusão de conhecimentos básicos sobre robótica de forma lúdica e cooperativa.